A poeira assentou! Pensamos nós. Pelo menos devia, uma vez que, as crianças já estão na escola há mais de uma semana mas, a azáfama matinal continua a ser a mesma. Continuamos desesperados por nunca conseguirmos sair de casa à hora que tínhamos previsto.
E aquele ponteiro maléfico dos minutos que teima em acelerar? Eu diria que deve ser dos poucos guerreiros que me recuso a enfrentar pois, é sem dúvida, uma luta que dou como perdida já à partida.
Ainda estamos em casa e já estamos a pensar nas mil e uma coisas que temos para fazer ao longo do dia, o pensamento divaga tanto que conseguimos prever como caótico será o final do dia com os banhos das crianças, a preparação do jantar, enfim… sofrimento por antecipação, chamar-lhe-ei!
O certo é que as manhãs são aquela correria do costume e nós continuamos a chegar ao trabalho completamente esbaforidos, com o cabelo todo desgrenhado, com a blusa suja de papa e, às vezes, para completar o quadro, uma meia de cada par!
Todas as noites pensamos colocar o despertador a tocar 5 minutos mais cedo mas, como são esses mesmos 5 minutos que ficamos a preguiçar na cama, de nada nos serve.
Todas as manhãs enfrentamos a mesma correria e é esta correria que provoca um grande desconforto e ansiedade nas crianças. Estamos sempre a apressá-las, sempre a pedir que se vistam mais depressa, que comam mais depressa, que lavem os dentes mais depressa, que arrumem a mochila mais depressa e podíamos perfeitamente evitar tudo isto, como?
Deixo aqui algumas dicas:
. A mochila deve ser arrumada na noite anterior;
. A roupa das crianças deve ser escolhida na noite anterior;
. A nossa roupa também deve ser escolhida na noite anterior;
. A mesa pode ficar preparada para os pequenos almoços do dia seguinte;
. Devemos levantarmo-nos mais cedo e arranjarmo-nos primeiro para que depois possamos dedicar e prestar toda a atenção que a criança necessita;
. Colocar perto da porta de casa tudo o que queremos levar no dia seguinte para evitar esquecimentos de última hora;
. Arranjar o lanche das crianças na noite anterior;
. Preparar a nossa marmita na noite anterior.
Nada de muito difícil! Totalmente concebível e garantidamente as nossas manhãs tornar-se-ão mais calmas para aqueles que tanto amamos: os nossos filhos.
São eles os principais beneficiários desta nossa pequena mas, importante organização.
Se nos conseguirmos organizar e manter a calma logo pela manhã, os nossos e os dias deles serão, sem dúvida, muito mais tranquilos.
Vanessa Chinelo, Professora e colaboradora na Sociedade do Bem
Publicado originalmente em Tribuna Alentejo
Imagem: http://sleepbetterlivebetter.net