Ano novo, escola nova!

* ou resoluções de ano novo que todos os professores deviam fazer

capa 2

Vem aí a passagem de ano, época de fazer resoluções: perder peso ou adotar um estilo de vida mais saudável são as mais comuns, mas… e um professor? O que decide um professor alterar ou melhorar no ano que entra para que este se transforme no ano da sua vida, para além das resoluções mais comuns que fazem parte da lista? Que objetivos poderá ele definir para si e, consequentemente para a sua sala de aula, para criar um ambiente mais positivo para todos?

Este artigo reúne algumas sugestões de resoluções de ano novo que poderão inspirar professores e fazê-los voltar a sentir a mesma energia com que contagiavam os colegas durante o seu ano de estágio ou no primeiro ano em que deram aulas. Afinal, ainda vamos a caminho do 2º período e está na altura de recarregar as baterias porque… ano novo, escola nova!

  1. Ser mais autêntico

Todos nós já tivemos, a certa altura da vida, um professor que nunca esquecemos. Um professor que, mais que ver os seus alunos, conseguia ver pessoas, que conseguia manter um relacionamento genuíno com sua turma e por isso, as suas aulas eram fantásticas! Este tipo de relacionamento era construído ao longo do tempo e geralmente a disciplina a cargo deste professor passava a ser a disciplina favorita dos seus alunos naquele ano e tanto fazia se era Matemática, História ou Francês. Um professor autêntico tem em si o poder de marcar a vida dos alunos para sempre e de se tornar inesquecível.

1

2. Ser positivo

Toques de entrada, toques de saída, livros de ponto, pautas, fichas corrigidas e outras tantas por corrigir…Quem escolhe ser professor sabe que há profissões mais tranquilas mas há que continuar a correr… e por gosto! Para isso é preciso manter o foco nos objetivos e ir em frente. Para promover um ambiente mais positivo tem de se ser positivo: nas mãos do professor está sobretudo o poder de mudar o mundo, através da ação e influência sobre os seus alunos.

2

3. Saber inovar

Todos os professores sabem que o estabelecimento de certas rotinas é favorável a um bom ambiente na sala de aula. Mas… e quando a rotina passa a estar na base do desinteresse dos alunos? Levar novas estratégias e recursos para a sala de aula, como um jogo didático ou permitir que os alunos organizem as suas atividades com recurso a novas tecnologias, pode ajudar a manter ou a estimular a motivação dos alunos para as aprendizagens e despertar neles a curiosidade pelo conhecimento do mundo que os rodeia. A criatividade é a chave!

3

4. Criar entusiasmo pelas aprendizagens

Na sequência da inovação… vem o entusiasmo! Entusiasmo gera entusiasmo e ninguém lhe fica indiferente. Colaborar com os outros, saber transmitir uma ideia de forma estruturada, integrar uma equipa enquanto líder ou membro, pesquisar informações acerca de um tema, promovendo o desenvolvimento dos alunos enquanto pessoas autónomas… É o professor que sabe qual a melhor forma de estimular o gosto por aprender e dinamizar os alunos no âmbito das suas aulas e do seu envolvimento com a comunidade.

4

5. Ser um exemplo para os seus alunos

Explicar a importância da reciclagem enquanto se deita a garrafa de água para o caixote do lixo envia uma mensagem, no mínimo, contraditória, o que mostra que até nas pequenas ações o professor deve tentar ser um exemplo. Na reciclagem e na vida dos seus alunos.

5

6. Em todas as atitudes, ter consciência que ser professor é uma profissão nobre

A profissão de professor está na origem de todas as outras profissões. É graças aos professores que existem médicos, economistas, advogados… e mais professores! Quando o professor toma consciência da importância da sua ação sobre uma turma, do poder que ele tem de alargar o horizonte dos seus alunos, ele aperfeiçoa-se e não conta, não explica, nem demonstra. Ele inspira.

6

A todos os professores de profissão e de coração, votos de um ano novo cheio de resoluções cumpridas, dia após dia, com os seus alunos.

Feliz ano novo!

– Susana Pedro, professora e fundadora da Sociedade do Bem

Imagem pixhder.com

Publicado originalmente em Tribuna Alentejo

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s