10 histórias para ensinar às crianças o que são as emoções

Quando a editora me desafiou a escrever 10 histórias simples que ajudassem as crianças a compreender as suas emoções, fiquei entusiasmada com a ideia, embora soubesse que a tarefa não iria ser fácil.

Por um lado, não é simples lidar com as emoções, sobretudo quando se é criança e se tem pouca ou nenhuma experiência em reconhecer o que se sente ou o que desencadeou determinada emoção.

Por outro, se lidar com emoções não é simples, as histórias que as envolvem também não são. Para além disso, quando falamos em ajudar as crianças a compreender ou a regular as emoções, referimo-nos quase sempre às emoções desagradáveis. É claro que podemos também regular as agradáveis: podemos relembrá-las da importância de fazer perdurar no tempo as emoções que queremos prolongar, como recordar um momento de alegria, conversar sobre os projetos mais apaixonantes…

Mas quando as crianças se sentem felizes, os seus pais também se sentem felizes por elas e aí, não há nenhum problema. O desafio é ajudar os filhos a gerirem emoções como a fúria, a frustração ou a tristeza.

Muitas vezes, tentam lidar com as emoções desagradáveis dos filhos apenas quando estas se refletem de uma forma negativa no seu comportamento, como por exemplo quando a criança bate ou grita ou simplesmente desiste de fazer uma tarefa.

A verdade é que quando estratégias para se identificar o que se está a sentir, controlar o comportamento ou desenvolver a consciência social, fazem parte da rotina da criança, torna-se mais fácil para ela não só gerir os seus “momentos de crise”, como relacionar-se com os outros.

Escrever um conjunto de 10 histórias simples que ensinasse às crianças o que são as emoções e que ao mesmo tempo incluísse dicas para os pais as ajudarem neste processo, pareceu-me uma excelente oportunidade para apoiar pais e filhos neste caminho preventivo.

Assim, tal como a pequena Lilás, a cabrinha Bá ou os irmãos Patati e Patatá, as crianças podem também descobrir que as emoções mostram os caminhos que devemos ou não seguir quando nos queremos aproximar daquilo que nos faz bem.

O livro pode ser encontrado aqui: https://www.presenca.pt/livro/10-historias-para-ensinar-as-criancas-o-que-sao-as-emocoes

Artigo Tribuna Alentejo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: