Cultura marginal em tempo pandémico

Artigo de MEDIUM com referência à Sociedade do Bem

02/07/2020

“O que se tem feito no panorama da Cultura marginal nesta altura de pandemia? Deixamos aqui uma lista de projectos interessantes a seguir atentamente.

Em Portugal, destacamos algumas presenças importantes que se elevaram nas nossas quarentenas, até acima dos lives de Instagram dos famosos…! Apesar dos concertos do Salvador Sobral serem sempre de qualidade e dos milhares de seguidores do Bruno Nogueira, da Ellen Degeneres e do vocalista dos Coldplay, Chris Martin, pelo mundo fora surgiram também coisas bastante interessantes que queremos mostrar-vos.

No panorama nacional:

Teia 19

A Teia 19 surgiu num momento conturbado em que se percebeu que a Cultura Portuguesa ia a zeros se ninguém fizesse nada por isso, daí surgir esta plataforma que dá em contribuição voluntária do melhor da Cultura Marginal Portuguesa em troca de visualizações. Entre teatro e música, imensos eventos foram de deixar marca. Continuam “abertos ao público” e podem espreitá-los aqui.

4Antena

Durante a pandemia, a nossa editora Matilde seguiu atentamente todos os concertos diários que surgiam nesta plataforma. Também por contributo voluntário, enviado directamente aos artistas durante os concertos, conhecemos muita música de qualidade feita nas margens da cultura portuguesa, música de rua, partilha de receitas e filmes de qualidade, foi para nós um ponto de referência de calma durante os meses de pandemia. Podem conhecer a 4Antena aqui.

Biblioteca Municipal de Grândola

Fazemos referência a esta Biblioteca em especial, porque dentro do panorama enormíssimo das horas de conto infantil em Portugal, a Biblioteca Municipal de Grândola primou em alternativas e conteúdos de qualidade e irreverentes. Seguimos atentamente “Porque é que a Joana tem uma pilinha?” entre tantos outros contos e histórias, que deixaram as crianças mais ricas culturalmente. Podem aceder à página de Facebook, aqui.

Sociedade do Bem

Sediados em Évora, a Sociedade do Bem tornou-se uma referência a conteúdos de qualidade em termos de gestão emocional para crianças. É sem dúvida um projecto muito interessante, que nos leva a fazer várias questões sobre as nossas emoções enquanto adultos e como ensinamos as nossas crianças a gerir as suas próprias emoções. Escrevem também para o jornal Tribuna Alentejo. Podem saber mais, aqui.

Um dia de cada vez

Surgiram durante a pandemia como uma forma de ajudar a lidar emocionalmente com as dificuldades acrescidas da realidade do confinamento, acabaram por conseguir em crowdfunding dinheiro suficiente para publicar as ilustrações em livro. Podem saber mais, aqui.

Liberta-te.com

Lives semanais sobre permacultura e vários temas a ela ligados, surgem como uma referência a uma abordagem essencial durante a pandemia: a auto-sustentabilidade. Com o lançamento de um curso online de Hortas em Permacultura, foram uma referência da Cultura Marginal em Portugal. Podem saber mais, aqui.

Caravana Agroecológica

Relativamente nova no meio da Agroecologia, a Caravana Agroecológica surgiu e tem juntado tantos projectos no panorama da Agroecologia, que tem sido um gosto acompanhar. Brindaram-nos com conteúdos quase ou mesmo diários e continuam a trabalhar em prol de um Portugal mais sustentável e ecológico. Podem acompanhar no Facebook, aqui.

No panorama internacional:

ArTIVISM

Página de partilha de imagens no campo da Arte e da Street Art, tem imensos conteúdos de relevância importante sobre o que se passa no mundo. Podem ver, aqui.

Groove Therapy

Groove Therapy apareceu por acaso no Facebook Live numa das noites intermináveis de um amanhã igual ao de ontem, e decidimos tentar umas aulas de dança, é absolutamente fascinante a capacidade enérgica da malta por trás da Groove Therapy. Podem ver mais do que eles fazem aqui.

Dynamic Music Therapy

Um projecto inteiramente no feminino, que usa a música como terapia, em temas diferentes e abordagens interessantes. Podem espreitar vídeos de meditações de respiração assistidas por música de violino tocado “live”, entre outras coisas interessantes, aqui.

Black Lives Matter

Apesar de catapultados para a opinião pública de repente, podemos encontrar o que de melhor se faz nos Estados Unidos em termos de justiça racial no movimento Black Lives Matter. Podem saber mais, aqui.

Mídia Índia

Em termos de justiça para os povos indígenas, a Mídia Índia tem partilhado imenso conteúdo relevante para sabermos mais sobre o que se passa com a população indígena, tanto em termos de situações jurídicas e legais, como informação sobre Covid-19 nas populações afectadas. É um nome de referência, que aqui partilhamos.

Festival de Música Indígena

Pela primeira vez este ano online, foi um projecto lindíssimo que uniu pessoas de todo o Mundo para ouvir o que se faz de melhor nas Culturas Indígenas. Podem aceder à página e aos vídeos, aqui.

Commune

Já no panorama internacional, e agora com muitos seguidores, apesar de se manterem ainda marginais, conseguiram em pouco tempo angariar grandes nomes do que se faz de melhor em termos de desenvolvimento pessoal e transformação pessoal. Lançam cursos com adesão gratuita todos os meses com nomes como Stacee Stanley, Tim Hoff e Russell Brand. Podem saber mais, aqui.”

Deixe um comentário