A importância de falar de emoções com os nossos filhos

“Ensinar os nossos filhos a expressarem o que sentem, é tão importante como estar ao seu lado nos primeiros passos, ou ensiná-los a comerem sozinhos e a tornarem-se independentes nas múltiplas tarefas diárias. 

Felizmente, existem cada vez mais pessoas a ter isto em consideração, a procurarem ajuda para conseguirem apoiar os filhos no desenvolvimento de forma equilibrada, em todas as áreas das suas vidas. Felizmente existem também cada vez mais profissionais especializados, capazes de dar resposta a estes pais e/ou educadores despertos para estas questões. 

10 histórias para ensinar às crianças o que são as emoções

Autora de dois livros infantis – “Que cores têm as tuas palavras?” (2017) e “Há por aí alguém igual a mim?” (2019) – Susana Pedro lançou agora “10 histórias para ensinar às crianças o que são as emoções”. 

Quem é Susana Pedro?

Mãe de um menino e duas gémeas, cedo se interessou por aprender mais sobre o bem-estar e o desenvolvimento de crianças em idade escolar. Doutorada em Ciências da Educação, hoje é certificada em competências emocionais, instrutora de meditação e relaxamento para crianças e pós-graduada em Neuroeducação. 

Em 2015 reuniu uma equipa de especialistas e criou a associação Sociedade do Bem, cuja missão é criar e implementar programas de aprendizagem emocional e social, direcionados a crianças e jovens em contexto escolar e também a pais e educadores. 

Neste terceiro livro, através de histórias, a especialista fala abertamente sobre as emoções que todos sentimos e que preenchem as nossas vidas: a alegria, a tristeza, a ira, o medo… Nós, adultos, supostamente, já temos conhecimento para saber lidar com todas elas, mas para as crianças esta tarefa pode ser um autêntico desafio, uma vez que as crianças ainda não conseguem entender o que desencadeia cada emoção, nem conseguem reconhecer ao certo aquilo que sentem. Por isso, ao longo destas 10 simples histórias didáticas e divertidas e também de algumas dicas, Susana Pedro ensina como explicar aos mais pequenos o que é isto das emoções e como lidar com elas. 

Este é um trabalho preventivo de todos nós, pais e educadores.

Saber lidar com as emoções é muito importante para nos mantermos saudáveis a nível mental. Perceber aquilo que desencadeia determinada emoção em nós, permite-nos protegermo-nos, permite-nos dar mais uns passos na nossa caminhada de autoconhecimento e permite-nos, acima de tudo, perceber quando algo está menos bem. E todos queremos proporcionar o melhor aos nossos filhos. Sejamos nós capazes de lhes proporcionar as ferramentas necessárias para um desenvolvimento emocional equilibrado e já estamos a fazer o melhor por eles.

Artigo de Fátima Lopes em Simply Flow

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: