Apresentação em Reguengos de Monsaraz

Decorreu ontem a apresentação do livro “Quase tudo sobre as tuas emoções”, no âmbito do projeto “Aprender a Incluir”, implementado pela Sociedade do Bem, associação sem fins lucrativos sediada em Évora, cuja missão é promover a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças e jovens.

O projeto “Aprender a Incluir” insere-se no projeto Transforma, promovido pela Cimac – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e com a Comissão Nacional da CPCJ.

Este projeto possibilitou que ao longo de ano e meio fosse desenvolvido um projeto na área da educação emocional com crianças e jovens de várias turmas de 6 concelhos do Alentejo Central, entre os quais Reguengos de Monsaraz.

Neste concelho, o projeto foi desenvolvido na Escola Básica António Gião, com uma turma de 6.º ano, com o objetivo de promover a inclusão através do desenvolvimento da capacidade de as crianças lidarem com as suas emoções, potenciar competências como a criatividade, a autoestima e a colaboração, fomentar a interação com os pares e uma forma de estar mais social, entre outros.

Ao longo das sessões desenvolvidas em contexto de sala de aula com o apoio dos professores das diferentes disciplinas, foram desenvolvidas estratégias para compreender que se as emoções não forem identificadas e bem usadas, elas podem ser um fator de exclusão; foram ainda desenvolvidas estratégias para gerir emoções desagradáveis, para lidar com a agressividade ou para prevenir ou intervir em relação ao “bullying”.

Para além das atividades desenvolvidas presencialmente, as crianças realizaram também atividades a partir de casa, em períodos de confinamento, produzindo textos escritos no caderno “A minha vida dava um livro” ou através da realização de propostas de atividade em que as crianças foram convidadas a refletir a acerca de estratégias para manter a calma, para promover a empatia, entre outras.

Esses textos, bem como as ilustrações que fizeram, serviram como ponto de partida para criar o livro “Quase tudo sobre as tuas emoções”, escrito por Susana Pedro e ilustrado por Paulo Galindro, tendo sido incorporados neste projeto literário quer os textos, quer as ilustrações dos jovens.

A apresentação decorreu no espaço da Biblioteca Escolar, com a presença de Susana Pedro, coordenadora do projeto e Presidente da Sociedade do Bem, da Dr.ª Marta Prates, Presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, Dr.ª Rosa Campaniço, Presidente da CPCJ de Reguengos de Monsaraz, da Professora Bibliotecária Sandra Botelho, da Diretora de Turma Ana Marques e vários professores dos 21 jovens que integram a turma 6.º B.

Também os pais e encarregados de educação tiveram oportunidade de assistir à apresentação, através de uma emissão on-line. Esta apresentação, contou com a participação dos jovens que, no âmbito do projeto “Aprender a Incluir”, ensaiaram a dramatização de uma peça de teatro com base nas emoções.

Foram também entregues exemplares à CPCJ de Reguengos de Monsaraz, que os fará chegar às crianças e jovens acompanhadas pela equipa da CPCJ.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: