Crónicas e artigos

Educar para Respeitar

por Lucélia Rosado

Respeito provém do latim respecto, que pode significar olhar para trás muitas vezes, olhar outra vez e prestar atenção. Respeitar algo ou alguém é prestar atenção e manifestar apreço. O não olharmos com a devida atenção para aquilo que nos rodeia, pode limitar a nossa forma de ver e, consequentemente, levar-nos a não respeitar. O respeito pelo…


Famílias reais à beira de um ataque de nervos

por Joana Fialho

Hoje venho contar-vos uma história… Era uma vez um menino que tinha 9 anos, vivia num castelo muito bonito e todos os dias os pais o enchiam de mimos, conforto, um bom colo e iluminavam a sua vida com uma atenção especial. Os Reis não queriam magoar o seu príncipe e a palavra “Não” tinha-se tornado quase numa palavra proibida no Reino…


Mãe! Que mãe és hoje?

por Vanessa Chinelo

Quando fui mãe vivi os dias mais felizes da minha vida! Pensei para mim mesma, como poderia um ser tão pequeno tão dependente, tão perfeito tão lindo produzir aquele sentimento maravilhoso em mim? Sim, foi maravilhoso o que senti. As dúvidas foram muitas? Se foram! Ainda hoje são. Não sou, de todo, uma mãe perfeita e muitas vezes me…


Ninguém nasce mau

por Susana Pedro

Alice Miller, psicóloga polaca e autora de livros traduzidos para várias línguas, foi pioneira na defesa da ideia que as crianças que são vítimas de castigos corporais pelos pais, tornam-se adultos agressivos “A criança esbofeteada numa geração, será a abusadora da próxima”. Para a autora, os piores ditadores do século XX, como Hitler ou Estaline, eram…


Autenticidade, o caminho para a felicidade

por Lucélia Rosado

Parece que o ser humano é uma obra inacabada. Somos o resultado da nossa genética, do meio em que estamos inseridos, da educação, das experiências vividas, da influência das pessoas que nos rodeiam, entre tantos outros fatores. Desde pequenos que a combinação das nossas características fazem de nós seres únicos. Mas, por outro lado, os outros…


Quando for grande vou ser…

por Vanessa Chinelo

“Mãe! Quero ser astronauta!” – Disse-me o meu filho mais velho um dia destes. Astronauta? Questionei! “Sim, acho que deve ser giro andar no espaço com aqueles fatos especiais e com aqueles capacetes enormes. Deve ser giro poder viajar numa nave, ou num foguetão, ver a terra lá de cima, conhecer outros planetas, descobrir coisas que…


As crianças e os pozinhos de perlimpimpim

por Joana Fialho

A Criatividade é algo que torna o ser humano num ser único e brilhante. É através desta capacidade que o homem está constantemente a construir, a criar, a aprender e ensinar. As crianças são fontes reluzentes de criatividade, inovação, inspiração e pura frescura mental. Não há nada melhor do que ver as crianças em processos de criação artística. Reparem…


Tornar a Primavera memorável

por Susana Pedro

Começou a Primavera! Não há melhor altura do ano que esta para sair com as crianças e fazer todas as atividades que não pudemos fazer durante o longo período de hibernação a que estivemos sujeitos, entre gorros, cachecóis e camisolas interiores… A temperatura começa a subir, os dias são maiores, o sol aparece mais vezes, as folhas e as flores…


Apertar os nossos laços com as crianças

por Lucélia Rosado

De acordo com o dicionário, responsabilidade diz respeito à obrigação que temos de responder pelas nossas próprias ações, assim como pelas ações dos outros. Para Emmanuel Levinas (filósofo), é o eu que suporta outrem, que dele é responsável, pois só assim poderemos apertar os nossos laços enquanto seres humanos. Neste contexto…


Porque rir é o melhor remédio!

por Vanessa Chinelo

Fazer RIR não é fácil, mas conheci duas pessoas muito especiais que o fazem com muita facilidade: o Dr. Alta-Mente e o Dr. Pessoa Pessoa. Estes dois doutores palhaços são especializados na arte de fazer RIR e, segundo eles, o RISO é um elemento muito importante no processo de tratamento das doenças. Desencadeia uma série de reações…


 

Como encontrar as borboletas da motivação?

por Joana Fialho

Canetas, cadernos, trabalhos, livros, fichas, TPC´S, mochilas com ou sem rodinhas, peso nas costas, sono, aulas, estudar, dormir, explicações, atividades extracurriculares… Já está cansado/a o suficiente desta enumeração? As crianças e jovens enfrentam todos os dias desafios constantes no que diz respeito a alcançar as metas curriculares ou as …


30 atos de Bondade

por Susana Pedro

Qualquer ato de bondade, por mais pequeno que seja, pode fazer a diferença. Muitas das vezes, foram os gestos mais simples que tiveram para connosco, que acabaram por ditar grandes transformações na nossa vida. Por mudar o nosso olhar. Por moldar a pessoa que somos. Por outro lado, pensarmos na última vez que tivemos um ato de amabilidade para…


Perspetivas de futuro

por Lucélia Rosado

Todos sabemos que a realidade complexa que nos rodeia torna-se muitas vezes um fardo pesado para os adultos, principalmente para aqueles que têm crianças a seu cargo. Muitas vezes, em prol do trabalho e da melhoria das condições financeiras, deixamos as nossas crianças entregues à escola, ao ATL, aos jogos de telemóvel, consola, internet e televisão…


Namoro em família!

por Vanessa Chinelo

Reza a lenda que Valentim era um bispo que lutou contra as ordens de um imperador: Cláudio II. Este imperador havia proibido os casamentos por pensar que era mais fácil criar um exército com homens solteiros, pois estes não teriam família e mais facilmente se alistariam. Mas Valentim continuou a casar alguns jovens casais em segredo até ser…


Queres ser meu amigo?

por Joana Fialho

Desde o momento em que nascemos que estamos rodeados de pessoas, precisamos dos nossos pais para cuidar de nós, dos avós, dos tios, dos melhores amigos dos nossos pais, das educadoras, dos professores, entre outras pessoas responsáveis pela nossa educação. Por outras palavras, o ser humano, desde o primeiro dia da sua vida, está em…


A Paz começa por ti

por Susana Pedro

A 30 de janeiro de 1948, Mahatma Gandhi, conhecido mundialmente pelo seu papel na defesa da não violência, foi assassinado com três tiros no jardim da sua casa, onde se encontrava a rezar com um grupo de pessoas. No dia seguinte, milhões de pessoas quiseram prestar homenagem ao pacifista, integrando o cortejo fúnebre e…


Refletir, é preciso…

por Lucélia Rosado

Refletir é pensar sobre as coisas, a realidade que nos rodeia. Podemos estar a falar de atitudes, comportamentos, temas relevantes que despertam a nossa atenção, da personalidade dos outros ou da forma como vamos arranjar solução para o tal problema que temos no dia-a-dia. No nosso quotidiano somos constantemente confrontados…


Uma questão de tempos!

por Vanessa Chinelo

No meu tempo! Quando ouvimos esta expressão pensamos sempre que está a ser referida por alguém muito mais velho do que nós. Mas também eu já a refiro muitas vezes, isto porque acho que nos últimos tempos tudo evoluiu a uma velocidade estonteante e refiro-me mesmo a tudo! Ouvir o meu filho perguntar: “Mãe, onde está o carregador do meu tablet?”, ou “Mãe, posso tirar uma fotografia com o teu smartphone?”…


As crianças e os animais

por Joana Fialho

Muitos adultos pensam que as crianças não devem estar em contato com os animais. Porquê? Por ideias preconcebidas dos adultos, pelo medo das crianças serem magoadas ou mordidas, pela transmissão de doenças, pulgas ou outras razões. A verdade é que as crianças podem e devem ter uma interação positiva com os animais. Como?


Ano novo, Escola nova!

* ou resoluções de ano novo que todos os professores deviam fazer

por Susana Pedro

Vem aí a passagem de ano, época de fazer resoluções: perder peso ou adotar um estilo de vida mais saudável são as mais comuns, mas… e um professor? O que decide um professor alterar ou melhorar no ano que entra para que este se transforme no ano da sua vida, para além das… 


Este Natal vá à Lua

por Vanessa Chinelo

Amanhã é o grande dia, o dia de Natal, mas hoje é dia de grande azáfama familiar. As ruas estão cheias de pessoas que se passeiam com sacos numa grande correria tentando salvaguardar que nenhum pormenor fique esquecido. Nada pode falhar! As crianças, essas, já suspiram…


Autoestima: as crianças e os seus super-poderes

por Joana Fialho

Os super-heróis são pessoas repletas de poderes, de defesas, de fraquezas, de coragem e acreditam piamente em si e na sua missão no mundo. Uma criança é quase igual a um super-herói quando a sua autoestima é adequada à sua idade e aos desafios que ela enfrenta…


Preparar um filho para a vida

por Susana Pedro

Foi no século XIX que surgiu pela primeira vez o conceito de inteligência emocional, numa obra de Charles Darwin – relacionando-o com o desenvolvimento e adaptação da espécie humana ao meio -, mas só na década de 90 do século XX é que o termo se popularizou e passou a ser…


Amanhã é Natal e… ahahah Temos tudo por fazer!

por Vanessa Chinelo

Continuo a falar do Pai Natal aos meus filhos como se eu mesma ainda acreditasse que ele existe. Quero que, pelo menos por enquanto, eles sintam ainda esta magia. Quero que, tal como eu, quando tinha a idade deles, vibrem com as histórias fascinantes que existem em torno desta...


Medo miudinho, põe-te de fininho

por Joana Fialho

Olheiras, mau humor matinal, horas de sono perdidas, café, pais rabugentos, saqueadores da cama perdida, crianças com mau acordar, entre outras caraterísticas dignas de uma família à beira de um ataque de nervos. Reconhecem este cenário? Em muitas famílias o sono é… 


As crianças têm voz

por Susana Pedro

Ainda antes de conseguirem traduzir por palavras as suas emoções, as crianças começam a comunicar e a interagir com o meio envolvente. Com a aquisição e o domínio da linguagem, a forma como comunicam torna-se cada vez mais elaborada e torna-se mais fácil para elas exprimirem…


TPC – Trabalhos de Casa para (des)complicar

por Vanessa Chinelo

Os Trabalhos Para Casa (TPC) são, para muitos pais, a maior e mais complicada tarefa de fazer com os filhos. Não pretendo, de todo, defender ou denegrir a importância dos TPC, não estou a escrever com esse propósito, até porque, enquanto mãe e professora penso conseguir visualizar os dois lados. Se por um lado, os TPC, com conta peso e medida, podem ser uma…


O mundo precisa de abraçar mais Julias

por Joana Fialho

Quantos de nós não gostávamos de ver um desenho animado ou um programa infantil que era um bem mais valioso para a nossa educação? Conhece a música? É a Rua Sésamo. Muitas crianças, e até mesmo adultos, como pais e/ou agentes educativos cresceram com as suas lições em tom de brincadeira, com imenso sentido de humor e partilha de histórias…


Quando os fins de semana não têm fim!

por Vanessa Chinelo

Finalmente é sexta-feira! Esta é uma frase que, a princípio, todos gostamos de ouvir, a não ser que comecemos a pensar que a sexta-feira é aquele dia que antecede o fim de semana caótico com as crianças todo o dia em casa aos gritos, ou a liderarem a melhor posição no sofá e a tomarem conta da televisão.As manhãs de sábado que pensámos aproveitar…


A Arte de brincar

por Joana Fialho

No passado dia 10 de outubro celebrou-se uma data especial: o Dia Mundial da Saúde Mental, celebração anual da educação, consciencialização e defesa da saúde mental. Nos dias que decorrem cada vez mais observamos crianças apáticas, desligadas do entusiamo do começo das suas vidas, menos exploradoras e aventureiras. Em Portugal…


Como se constrói um coração

por Susana Pedro

Não foi há assim tanto tempo mas parece que foi. Foi em abril que demos início ao nosso primeiro programa, numa turma de 2.º ano, com crianças entre os 7 e os 8 anos… Todos os focos estavam virados para aquele grupo de crianças e durante semanas planeámos ao detalhe as atividades e festejámos de cada vez que alguma criança dizia uma frase como…


Manhãs tranquilas! Crianças felizes!

por Vanessa Chinelo

A poeira assentou! Pensamos nós. Pelo menos devia, uma vez que, as crianças já estão na escola há mais de uma semana mas, a azáfama matinal continua a ser a mesma. Continuamos desesperados por nunca conseguirmos sair de casa à hora que tínhamos previsto. E aquele ponteiro maléfico dos minutos que teima em acelerar? Eu diria que deve ser…


Pensar e sentir é o que nos torna humanos

por Joana Fialho

Lembram-se de quando querem dizer uma determinada “coisa” que está mesmo na ponta da vossa língua, mas não sabem o que é? Imaginem o que é terem um determinado sentimento ou emoção no lugar dessa “coisa” e não sabem qual o nome que lhe devem atribuir. Agora somem à situação descrita anteriormente, o facto de não saberem quais as palavras-chave…


A história do João

por Susana Pedro

O que fazemos nós para fazer cumprir a missão de desenvolvermos a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças, através do exemplo? Escolhi explicar-vos hoje este conceito através da história do João. Não é a primeira vez que a conto porque sinto que ilustra de forma clara o problema de défice de literacia emocional que a Sociedade do Bem…


Crianças que mudam o mundo

Está a nascer a Sociedade do Bem. A Sociedade do Bem é um projeto que assenta numa metodologia única que tem como ponto de partida a dificuldade que as crianças sentem em reconhecer as suas emoções e em lidarem com elas ao longo da fase de crescimento. Como ponto de chegada, a construção de uma sociedade em que a capacidade de nos colocarmos no lugar do


Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens

por Susana Pedro

Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens” é uma citação atribuída a Pitágoras, importante filósofo grego fundador de uma escola de pensamento, que viveu cerca de 500 anos a.C. Educar passa não só por ensinar a ter bons modos ou comportamentos que sejam socialmente aceitáveis, como também conhecimentos e competências emocionais e sociais…