





SOCIEDADE DO BEM DESAFIA OS MAIS NOVOS A PARTILHAREM MENSAGENS POSITIVAS
26/03/2020

“AS CRIANÇAS CONTAM”, NA SIC NOTÍCIAS
24/03/2020
“Mesmo à distância, em tempo de isolamento social, podemos aproximar-nos dos outros. Foi nisso que a Sociedade do Bem pensou quando lançou o movimento “As crianças contam”, na passada quinta-feira. É simples. As crianças leem um livro infantil em voz alta. Os pais gravam e partilham o momento no Facebook com a #ascriancascontam.
“Através da leitura de uma história, podem tornar o dia de alguém mais colorido, devolver o sorriso a alguém que se encontre sozinho ou inspirar os outros através do seu exemplo”, explicou Susana Pedro, Fundadora da Sociedade do Bem, em entrevista à SIC Notícias.
O vídeo da Beatriz a ler o “Livro da Bondade” é um dos mais de 20 publicados pela Sociedade do Bem em apenas 4 dias. Susana Pedro contou que as famílias têm aderido com entusiamos e realçou que, apesar do isolamento social, “precisamos todos uns dos outros”. Para a fundadora da associação sem fins lucrativos, as crianças “inundam as redes sociais com mensagens positivas” e, além de desenvolverem o gosto pelos livros, treinam a leitura “em voz alta”. Reportagem completa para ler aqui


POSTER PARA RECORTAR
23/03/2020
Disponibilizamos o poster para imprimir, aqui: Atividades poster
DESAFIO AS CRIANÇAS CONTAM!
20/03/2020
Juntem-se ao movimento #ascriancascontam.
Filmem os vossos filhos a contar a história do seu livro preferido e partilhem no facebook.
O objetivo é promover o gosto pelos livros e partilhar hábitos de leitura, numa época de isolamento social.

DESAFIO AS CRIANÇAS CONTAM!
19/03/2020
Vamos desafiar as crianças a lerem e a contarem-nos as suas histórias preferidas. Vamos inspirar outras crianças a seguirem o seu exemplo!
A primeira história é contada pela Beatriz, que escolheu “O Livro da Bondade”, numa altura em que, mais que nunca, precisamos da bondade de todos.
Esperamos que gostem!
Coloquem os links dos vossos vídeos ou enviem-nos por mensagem privada, se quiserem que partilhemos na página da Sociedade do Bem (poderão filmar apenas o livro, de modo a salvaguardar a identidade da criança).
Vamos encher o facebook com histórias contadas pelas nossas crianças! #ascriançascontam
IDEIAS PARA A QUARENTENA DAS CRIANÇAS
18.03.2020
Compilámos um álbum fotográfico com sugestões de atividades para crianças, em tempos de quarentena. Cliquem no nosso álbum e enviem-nos fotos com as vossas sugestões.
VAMOS FICAR TODOS BEM
16.03.2020
A Sociedade do Bem junta-se ao movimento #vamostodosficarbem e desafia as crianças a desenharem um arco-íris e a colarem o seu desenho na janela. O objetivo é partilhar uma mensagem de esperança com o mundo.
Se quiserem podem enviar-nos uma foto do vosso desenho, que partilharemos na nossa página do facebook.

SEMANA DA LEITURA EM MORA
10.03.2020
E a Semana da Leitura continua em Mora. Hoje foi dia de juntar diferentes gerações no Centro Cultural de Cabeção e de perguntar vezes sem conta: “Há por aí alguém igual a mim?”
SEMANA DA LEITURA EM MORA
9.03.2020
Estamos em Mora a apresentar o livro “Há por aí alguém igual mim?” a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, no âmbito da Semana da Leitura, promovida pela Câmara Municipal de Mora, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Mora. Boas (e divertidas) leituras!

EMPATIA RIMA COM BRINCAR
19.02.2020
Quando o João chegou à sessão Brincar de Rua havia já um grupo de miúdos que estavam a brincar no “esconderijo”. O João chegou junto do grupo e perguntou se podia brincar também. A resposta foi “Não podes. Tu és gordo e vais estragar isto tudo!”. Palavras duras, talvez ingénuas, de quem ainda não sabe bem como “calçar os sapatos do outro”, pôr-se no lugar do outro e perceber o modo como as minhas ações afetam o sentir e a emoção de quem me rodeia. Falamos de empatia, uma competência fundamental para o desenvolvimento pessoal e social de qualquer criança e que encontra no brincar, terreno fértil para germinar e fazer(-nos a todos, miúdos e graúdos) pensar!
Por isso, Brincar… brincar é na rua, com empatia. E é sobre isso mesmo que vamos falar, com a Susana Pedro. A Susana é professora e formadora; colaborou com instituições como a Associação para o Desenvolvimento Integrado Terras Dentro ou a Fundação Eugénio de Almeida; e em 2015 fundou a Associação Sociedade do Bem, onde cria e implementa programas de aprendizagem emocional e social dirigidos a crianças dos 3 aos 12 anos, em contexto escolar, e também para pais e educadores. Para além disso é ainda autora dos livros infantis “Que cores têm as tuas palavras?”, lançado em 2017 e “Há por aí alguém igual a mim?”, lançado em 2019… Muitos ingredientes misturados para uma conversa interessantíssima! Juntem-se a nós!
Para quem? Aberto a toda a comunidade Brincar de Rua (pais, Guardiões do Brincar e amigos)
Dia/Horário: 27 fevereiro, das 21h30 às 22h30
Local: online (após inscrição iremos enviar-te um email com os acessos à sessão)
– Gratuito, mediante inscrição.
Uma sessão (in)formativa, para ouvirmos as palavras e a experiência de Dra. Susana Pedro, partilhamos experiências, esclarecemos dúvidas e estimulamos a empatia das crianças através de brincadeiras.
Junta-te a nós nesta conversa!
Saudações brincadoras
“Há por aí alguém igual a mim?” nos “Cadernos de Educação de Infância”
17.02.2020
A história da Mimi e o divertido jogo no qual participou em “Há por aí alguém igual a mim?” é uma das sugestões da última edição dos “Cadernos de Educação de Infância”, revista da Associação de Profissionais de Educação de Infância.
Sociedade do Bem é uma das associações apoiadas pela Portugal Inovação Social
14.02.2020
Sociedade do Bem participa no projeto “Empreendedorismo Social nas Escolas” promovido pela Fundação Eugénio de Almeida
13.02.2020

Sugestão de Leitura da Revista Visão Júnior de Fevereiro
07.02.2020
Ao longo dos últimos anos foram muitas as instituições com quem a Sociedade do Bem colaborou. Ao olharmos para estes cartazes, que tanta cor dão ao nosso gabinete, damo-nos conta disso mesmo: que são muitos aqueles que nos apoiam a levar cada vez mais longe esta grande Sociedade do Bem!
O nosso muito obrigado a todos os nossos parceiros.

Sugestão de Leitura da Revista Visão Júnior de Fevereiro
07.02.2020
Que surpresa boa que tivemos hoje! Ao abrir a revista Visão Júnior deste mês, encontrámos a sugestão de leitura da Laura! Que maravilha, Laura! Continua a ler e a escrever!


Gabinete da Sociedade do Bem
03.02.2020
Já conhecem o nosso gabinete no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida? Podem visitar-nos de segunda a sexta, mas convém ligar antes (podemos estar nas escolas)!
Festa de Natal em S. Miguel de Machede
21.12.2019
A Junta de Freguesia de S. Miguel de Machede organizou uma Festa de Natal para as crianças, com direito a muitas surpresas! Entre elas estava a apresentação do livro “Há por aí alguém igual a mim?”, que foi oferecido pela Junta a cerca de 20 crianças, entre outros presentes.
Visita à APPACDM de Évora
06.12.2019
Hoje é dia de receber três turmas do Centro Escolar de Portel na APPACDM de Évora! Estas foram algumas das atividades realizadas esta manhã com duas turmas. Uma das frases mais repetidas pelas crianças foi: “Quem me dera morar aqui!”
O nosso agradecimento a todos os envolvidos, em especial à Câmara Municipal de Portel que disponibilizou o transporte e à APPACDM pelo fantástico acolhimento!
Apresentação Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade
04.12.2019
De igual para igual
02.12.2019
As crianças do Centro Escolar de Portel defendem, entre outras coisas, que as raparigas têm o direito de andar de skate e que os rapazes têm o direito de dançar ballet.
Hoje saíram à rua para defender a igualdade de género na sua comunidade, distribuindo folhetos elaborados por elas próprias a todos os que passavam.
Estas crianças caminham em direção a um futuro mais justo para tod@s!
O nosso agradecimento a todas elas, mas também às professoras titulares envolvidas, a todo o Centro Escolar de Portel, às mães, aos pais, tios e avós, à heartbuilder Maria Cristo Teles, ao Núcleo da Escola Segura e à Câmara Municipal de Portel, que através do seu Plano de Promoção do Sucesso Escolar Municipal, tornou o programa “Pequenos Corações Gigantes” uma realidade em Portel.

Apresentação Reguengos de Monsaraz
30.11.2019

Workshop: Aprender a manter a calma
29.11.2019
A Sociedade do Bem irá dinamizar um workshop dirigido a crianças no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida:
– Sábado, dia 30 de novembro, às 12 horas
– Domingo, dia 1 de dezembro, às 11 horas
Apareçam na Arts & Crafts Pop Up Fair! A entrada é livre!

Apresentação de livro no Centro de Atividade Infantil de Évora
28.11.2019
No Centro de Atividade Infantil de Évora descobrimos que há crianças com características muito particulares:
– Há uma menina que tem uma cobra;
– Há uma menina que tem mesmo medo do cuquedo;
– Há um menino que não gosta de chocolate.
Mas todos gostam do Natal, da Patrulha Pata, de nadar e de brincar…
E todos adoraram conhecer a Mimi!

Apresentação de livro em Reguengos de Monsaraz
26.11.2019
Susana Pedro “Entre Livros”, em Reguengos de Monsaraz
A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz convida miúdos e graúdos a participarem no ciclo de atividades e literatura “Entre Livros”, promovido pela autarquia.
No próximo sábado, dia 30 de novembro, a convidada é Susana Pedro, que irá apresentar o seu último livro, “Há por aí alguém igual a mim?”, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, às 15 horas. Este é o segundo livro assinado por Susana Pedro, fundadora da associação sem fins lucrativos Sociedade do Bem.
A história pretende realçar as características que as crianças têm em comum com as outras, mas também o que têm de diferente e que marca a individualidade de cada um.
A associação Sociedade do Bem nasceu em 2015 com a missão de promover a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças através do exemplo”. Através de programas desenvolvidos em escolas, com a estreita colaboração de pais e professores, as crianças aprendem a gerir as emoções, a relacionarem-se melhor com os pares e a colaborar com os outros nos mais diversos contextos e situações.

Apresentação de livro no Centro Infantil Palmo e Meio
26.11.2019
As crianças do Centro Infantil Palmo e Meio são tal e qual a Mimi: Todas gostavam de ser mais crescidas, mas ao mesmo tempo gostavam de ainda ser bebés… Todas têm irmãos, mas ao mesmo tempo são filhas únicas…
Vale tudo na hora de exclamar “EU!” quando ouvem a pergunta: “Há por aí alguém igual a mim?”

Apresentação de livro na Creche e Jardim de Infância da Quinta do Pio
21.11.2019
Descobertas que fizemos esta manhã na Quinta do Pio:
Há quem goste de matraquilhos mas ninguém gosta de legumes. Todos gostam da Patrulha Pata e da Lady Bug. Alguns gostam de dormir e todos, sem exceção, adoram chocolate!

Apresentação de livro Jardim de Infância Penedo d’Ouro
20.11.2019
Esta manhã, no Jardim de Infância Penedo d’Ouro, falávamos do que temos em comum uns com os outros. Depois de as crianças enumerarem o coração, o cérebro, os pulmões… concluímos:
– No fundo, todos nós somos pe… pe… (pessoas)
E exclamaram todos:
– PEQUENINOS!

Apresentação de livro a crianças – Centro Comunitário Pastorinhos de Fátima
19.11.2019
É tão bom estar no meio de tantos bebés!
“Eu uso chupeta! Eu durmo a sesta! Há por aí alguém igual a mim?”
Uma manhã maravilhosa… no Centro Comunitário Pastorinhos de Fátima.


Apresentação de livro infantil na EB 2/3 Conde de Vilalva
14.11.2019
Hoje foi dia de apresentar o livro “Há por aí alguém igual a mim?” às turmas de 5.º ano da Escola Básica Conde de Vilalva.

Programa “Movimento Gentil” com… Sociedade do Bem
12.11.2019
Movimento Gentil com… Sociedade do Bem
12.11.2019
Hoje, dia 12 de novembro, véspera do Dia Mundial da Gentileza, será transmitido o programa de televisão “Movimento Gentil” que registou as atividades desenvolvidas no âmbito do programa “Pequenos Corações Gigantes” da Sociedade do Bem, no Centro Escolar Portel.
No passado dia 8 de outubro, as crianças da turma de 4.º ano a cargo do Professor José António Caixeiro, receberam a visita da equipa de filmagens e mostraram algumas das atividades que desenvolvem no âmbito do projeto da Sociedade do Bem.
Os dados das emoções, como curar um coração magoado e o diário das boas-ações foram algumas das atividades que as crianças demonstraram e explicaram a Rodrigo Paganelli, apresentador do programa, num ambiente animado e descontraído que marcou o dia de gravações.
Na segunda parte do programa, o apresentador lançou um desafio às crianças: criar uma música para agradecer aos Bombeiros Voluntários de Portel por tudo o que fazem pela população.
O programa será transmitido hoje, na RTP2 (inserido no programa ZigZag), pelas 19:30 horas.

Há por aí alguém igual a mim… no Jardim-de-Infância da Galopim de Carvalho?
07.11.2019
Dias de apresentação do livro a crianças do pré-escolar, são dias cheios de emoções (daquelas que nos fazem sorrir).
Programa Pequenos Corações Gigantes: “De igual para igual”
05.11.2019
Mais uma vez, a Guarda Principal Maria voltou às salas de aula, desta vez sem farda, para incentivar a reflexão acerca da igualdade.
Será que existem brinquedos de rapaz e brinquedos de rapariga… ou brincar ao que se gosta ajuda as crianças a desenvolverem-se de uma forma mais plena?
Será que cuidar das tarefas domésticas pertence mais ao universo feminino… ou cuidar (da casa, das crianças, dos animais) é tarefa de todas as pessoas?
Será que chorar é coisa de rapariga… ou todos têm o mesmo direito quando se trata de expressar os sentimentos?
Momentos destes ajudam-nos a refletir e a combater estereótipos de género. Há ideias que não são verdadeiras e que limitam os nossos sonhos. Mas nós podemos mudar isso!

Apresentação de livro infantil na Escola Básica Galopim de Carvalho, em Évora
30.10.2019
Mais de 200 crianças do 1.º ciclo passaram pela Biblioteca da Escola Galopim de Carvalho, em Évora, para assistir à apresentação do livro “Há por aí alguém igual a mim?”
Através da história da Mimi, falámos sobre as características pessoais e traços de personalidade que nos tornam diferentes uns dos outros, mas também dos pontos em comum que nos tornam iguais a todos os seres humanos.
E no final chegámos à conclusão que não: não há por aí ninguém [exatamente] igual a nós!
Apresentação de livro infantil na Escola Básica da Horta das Figueiras, em Évora
15.10.2019
A apresentação de livro infantil “Há por aí alguém igual a mim?”, na Escola Básica da Horta das Figueiras, em Évora, contou com a presença dos cerca de 90 alunos do estabelecimento de ensino.
Programa “Vê através dos meus olhos” no Centro Escolar de Portel
10.10.2019
Esta semana a Maria Inacia voltou à escola para refletir, em conjunto com as crianças, sobre o significado da palavra INCLUSÃO.
Em criança, a Maria contou com o apoio dos colegas, que a incluíam sempre nas brincadeiras. A Maria gostou tanto da escola, que nunca mais a deixou: já tem uma licenciatura e um mestrado em Psicologia.
Ao ouvir a Maria contar a sua história, uma das crianças levantou o braço e disse: “Podemos dizer que a Maria nunca desistiu dos seus sonhos!”
É mesmo. A Maria encontra sempre uma maneira de superar as adversidades e é por ser um exemplo inspirador, que é heartbuilder da Sociedade do Bem.

Programa “De igual para igual” no Centro Escolar de Portel
10.10.2019
A Guarda Principal Maria é a nova Heartbuilder da Sociedade do Bem e já começou a ir às salas de aulas a inspirar os mais pequenos.
Na nossa primeira sessão falámos sobre igualdade de género. Será que os rapazes e as raparigas têm os mesmos direitos quando se trata de jogar no campo de futebol, de usar cor de rosa ou de chorar quando estão tristes?
Um agradecimento à Maria Cristo Teles pela partilha da sua experiência e do seu exemplo pessoal.


Apresentação do livro “Há por aí alguém igual a mim?”
05.10.2019
Apresentação de livro
04.10.2019
É já no próximo sábado a apresentação do livro “Há por aí alguém igual a mim?”. A autora do texto e a ilustradora estarão na Fnac à vossa espera para um duplo autógrafo no livro que conta a história da nossa Mimi.

Programa Pequenos Corações Gigantes em Portel
25.09.2019
Já demos início ao Programa “Pequenos Corações Gigantes” no Centro Escolar de Portel, em parceria com o Município de Portel, no âmbito dos Planos de Promoção ao Sucesso Escolar.
Notícia Semanário Registo
30.09.2019
Na edição do Semanário Registo deste mês, a crítica de Bruno Serranito ao livro “Há por aí alguém igual a mim?
CONVITE
17.09.2019

Há por aí igual igual… a nós?
07.09.2019
Há por aí alguém que faça anos hoje?
Que tenha uma irmã?
Que tenha o cabelo loiro?
Há por aí alguém igual a nós?

“Há por aí igual igual a mim?”
31.08.2019
A nossa Mimi, de “Há por aí alguém igual a mim?”, anda muito bem acompanhada!
Edição de agosto do Semanário Registo
20.08.2019

Em 2015 nascia a Sociedade do Bem, associação sem fins lucrativos cuja missão é promover a “empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças através do exemplo”. Através de programas desenvolvidos em escolas, com a estreita colaboração de pais e professores, as crianças aprendem a gerir as emoções, a relacionarem-se melhor com os pares e a colaborar com os outros nos mais diversos contextos e situações.
Foi no contacto direto com as crianças que a fundadora da Sociedade do Bem, Susana Pedro, se inspirou para criar o seu mais recente livro, “Há por aí alguém igual mim?”, que chega este mês às livrarias. A autora conta-nos que “esta história tem por base uma dinâmica infantil, através da qual as crianças se apercebem do que têm em comum com os outros. O livro aborda de uma forma divertida a vontade que as crianças sentem em serem iguais aos seus pares para se sentirem por eles aceites, mas também o que as torna diferentes e por isso especiais”.
“Há por aí alguém igual a mim?”, escrito por Susana Pedro e ilustrado por Célia Fernandes (uma edição Livros Horizonte), é o segundo livro infantil editado com o objetivo de apoiar a Sociedade do Bem. O primeiro, “Que cores têm as tuas palavras?”, foi lançado em 2017. As receitas de ambos os livros revertem a favor da Associação.
Novo livro infantil da Sociedade do Bem
04.08.2019

Já chegou às livrarias de todo o País o segundo livro da Sociedade do Bem: “Há por aí alguém igual a mim?”.
Está é a segunda publicação de Susana Pedro, fundadora e presidente desta associação sem fins lucrativos, após em 2017 ter lançado o livro infantil “Que cores têm as tuas palavras?”, que pretendia ser um ponto de partida para explorar a história da vida de cada criança, ajudando-a a percepcionar o fio condutor da história da sua própria vida, a par das suas emoções. A edição do livro ficou a cargo da Editora Manuscrito, revertendo o valor do lucro das vendas a favor da associação.
Segundo Susana Pedro, “a criação de histórias acaba por ser uma constante, até porque é muitas das vezes através das histórias, que as crianças tomam consciência de outras realidades e contextos e se colocam no lugar de outras pessoas. Estar em contacto diário com as crianças que integram os programas da Sociedade do Bem, leva-me a compreender que tipo de conteúdos e atividades têm maior potencial para criar um impacto positivo nas crianças”. Foi desta forma que acabou por surgir a ideia para o livro infantil “Há por aí alguém igual a mim?”, que é agora lançado pela Livros Horizonte (editora de “Cuquedo”, de Clara Cunha ou de “Não berres comigo, pai!”, de Philip Waechter), cujo ponto de partida é uma dinâmica que pretende dar a conhecer aquilo que as crianças têm em comum com os outros, mas também aquilo que as diferencia dos demais.
Para a autora, “a pequena Mimi é inspirada em todas as crianças que vão passando pelos nossos programas, que o que mais desejam é ser iguais às outras crianças, para se sentirem aceites e integradas, mas que ao mesmo tempo começam a descobrir que são as pequenas características de cada um de nós que marcam a individualidade”.
O livro, cujo lançamento oficial está previsto para o mês de outubro, em Évora, já pode ser encontrado nas livrarias de todos o país e aqui: https://www.livroshorizonte.pt/produto/ha-por-ai-alguem-igual-a-mim/
A associação Sociedade do Bem promove, desde 2015, programas de educação emocional em contexto escolar, junto de crianças e jovens, desde oficinas dirigidas a alunos do pré-escolar, programas “Pequenos Corações Gigantes” no 1.º ciclo, com a colaboração de voluntários, atividades de enriquecimento curricular, atividades de tempos livres, workshops dirigidos a pais, educadores e professores, sessões geradoras de dinâmica familiar direccionadas a pais e filhos, entre outros projetos.
Notícia pode ser lida na íntegra através do link
Descobrir emoções… em família!
30.07.2019
E porque os livros infantis podem ensinar-nos tantas coisas, ontem à noite a Biblioteca Municipal Almeida Faria recebeu um conjunto de famílias que queria saber mais sobre como funcionam as emoções!
Não foi tarefa fácil, mas a amiga de um monstro muito famoso e igualmente baralhado, conseguiu ajudá-lo a pôr todas as emoções em ordem (e a todos os presentes também)!
* Atividade promovida pelo Município de Montemor-o-Novo e dinamizada pela Sociedade do Bem.
Há por aí alguém igual a mim?
29.07.2019

Há por aí alguém igual a mim?
E hoje o nosso mais recente projeto editorial chegou às livrarias!
“Há por aí alguém igual a mim?” conta a história de Mimi, uma criança que queria ser igual a toda a gente, mas descobriu que não há ninguém no mundo igual a ela…
Um livro sobre o que nos põe em comum com os outros, mas também sobre o que nos distingue dos demais.
Sessão de leitura na Biblioteca Municipal Almeida Faria
29.07.2019
Quem quer participar numa sessão de educação emocional?
Convidamos todas as famílias que se queiram juntar a nós, a participar numa sessão na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, amanhã, pelas 21:30h.
Esta iniciativa tem como objetivo promover a literacia emocional em crianças dos 6 aos 12 anos, dotando simultaneamente os seus cuidadores de estratégias que lhes permitam apoiar as crianças ao longo das diferentes etapas de desenvolvimento.
A entrada é livre, mediante inscrição, que poderá ser realizada através dos contactos 266898105 ou biblioteca@cm-montemornovo.pt
A sessão inclui a construção de um termómetro de emoções por família!
Sociedade do Bem na Gala Sorrir na Educação
29.06.2019
Dia de emoções super-agradáveis. ☆☆☆☆☆
O nosso muito obrigado a todos os que fazem parte dos nossos dias.
Gala Sorrir na Educação em imagens
Prémio Maria Barroso
27.06.2019
A Câmara Municipal de Lagoa reconheceu o papel da Sociedade do Bem na implementação de práticas de cidadania, de igualdade e participação. O nosso agradecimento a este Município que, mesmo a mais 200 km de Évora, está disponível para cimentar parcerias com a Sociedade do Bem, reconhecendo o seu papel na educação emocional das crianças.











Gala Sorrir na Educação
17.06.2019
No dia 29 de junho a Sociedade do Bem será homenageada numa cerimónia promovida pelo Sorrir na Educação, projeto que reconhece o mérito de causas ou instituições de intervenção social com um desempenho de excelência na área Educação.
Agradecemos a Renato Paiva e restante equipa da Clínica da Educação esta distinção e estendemos o convite a todos os que nos acompanham para estarem presentes nesta Gala.
O Diário das minhas emoções
13.06.2019


O ano letivo está a terminar mas irá deixar marcas para a vida: o que aprendemos a mudar na nossa atitude para tornar o mundo à nossa volta um pouco melhor? Qual é o significado das palavras amizade, empatia e gratidão? Como é que aquilo que sentimos e a forma como lidamos com as nossas emoções pode influenciar a vida das outras pessoas?
Está na hora de refletir sobre as aprendizagens que fizemos e de nos prepararmos para o merecido descanso. A Atividade de Enriquecimento Curricular “Viagem ao Mundo das Emoções” da Sociedade do Bem está a chegar ao fim nas nossas turmas, mas vai deixar saudades.
Dia Mundial da Criança
01.06.2019
Vamos brincar em família
01.06.2019
No Dia Mundial da Criança, a Sociedade do Bem irá dinamizar atividades dirigidas às famílias. As referidas atividades encontram-se inseridas no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Município de Redondo. A entrada é livre!

Tenho um bebé. E agora? Canal S+
19.05.2019

A convite da Sara Rodi, conversámos sobre as emoções das crianças, sobre o que os pais podem fazer para apoiar o desenvolvimento da auto-consciência e o auto-controlo dos seus filhos, sobre estratégias práticas que podem ser implementadas no dia-a-dia, entre muitos outros temas, numa conversa muito animada na qual participou também a psicóloga Bárbara Ramos Dias.
“Tenho um bebé. E agora?”, às 21H no Canal S+, disponível na NOS (129) e MEO.
Famílias de Amor em Festa 2019
19.05.2019
Mais de 500 pessoas celebraram o Dia da Família com a Sociedade do Bem. Crianças de oito turmas de escolas básicas do concelho de Évora cantaram, dançaram ou representaram… num evento que reuniu toda a família. Houve ainda lugar para jogos, brincadeiras e muitas surpresas!










Participação na 10.ª edição do Congresso Aprender no Alentejo
16.05.2019


No dia 16 de maio tivemos a oportunidade de partilhar um pouco do que tem sido o papel da Sociedade do Bem nas escolas do Alentejo, mas também de aprender com outros que, tal como nós, se dedicam à educação.
Lançamento de livro Startiupi – Fazer coisas na Fundação Eugénio de Almeida
15.05.2019

Hoje, no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, decorreu a apresentação do Startiupi, com a participação de Jainete Massuça, Susana Pedro e Raquel Oliveira.
Uma tarde de partilha e aprendizagem com a participação de muitos jovens estudantes.
Lançamento de livro Startiupi – Fazer coisas na Fundação Eugénio de Almeida
14.05.2019
Clique na foto para notícia do Tribuna Alentejo
A apresentação do Manual “Start IUPI – fazer coisas” contará com a presença de Raquel Oliveira, dos Territórios Criativos, e responsável pela implementação do projeto na Fundação Eugénio de Almeida.
Da apresentação faz ainda parte um debate com Jainete Massuça, professora do 1º Ciclo no Colégio Salesianos de Évora e coordenadora da Academia de Estudo relativas ao 1º Ciclo deste mesmo colégio e Susana Pedro, professora, fundou em 2015 a Sociedade do Bem, uma associação sem fins lucrativos que promove competências emocionais e sociais nas crianças em ambiente escolar. Susana é ainda autora de livros infantis, com o objetivo de promover nos pequenos leitores a reflexão sobre vários aspetos da sua vida, entre os quais, as suas emoções.
Voluntários Famílias de Amor em Festa 2019
05.05.2019

O dia da Família está quase a chegar e são inúmeras as atividades que nos encontramos a preparar para todas as famílias que vierem ao nosso encontro, na Fundação Eugénio de Almeida.
Por isso, precisamos de toda a ajuda possível!
Se tiver disponibilidade para nos ajudar a melhor receber crianças, pais, avós, tios, primos e irmãos… inscreva-se!
Famílias de Amor em Festa 2019
30.04.2019


O evento FAMÍLIAS DE AMOR EM FESTA 2019, organizado pela Sociedade do Bem com o apoio do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, tem como objetivo assinalar o Dia Internacional da Família, proporcionando momentos de convívio e descontração, através da realização de inúmeras atividades dirigidas às famílias.
A Sociedade do Bem convida toda a comunidade a participar neste DIA ABERTO, que terá lugar na Fundação Eugénio de Almeida (Largo do Conde de Vila Flor), Domingo, dia 19 de maio.
Apresentação na Fundação Eugénio de Almeida
04.04.2019

No dia 15 de maio, o Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida irá promover a apresentação pública e debate do livro “Start IUPI – Fazer Coisas!”.
O “Livro Start Iupi – Fazer coisas!” destina-se a pais e educadores e é o resultado da experiência da StartIUPI no desenvolvimento de programas junto de diversos grupos de crianças. A metodologia baseia-se no desenvolvimento de sete competências do empreendedor, e no incentivo à ação e à concretização de projetos, e destina-se a Pais e Professores do 1º e 2º ciclo e outros agentes empreendedores da nossa comunidade.
Programa:
14h30 – Abertura e Boas Vindas
Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida
14h40 – Apresentação e Debate
– Inês Marques e Raquel Oliveira, Territórios Criativos
– Professores do Ensino 1.º ciclo e 2.º ciclo
– Susana Pedro, Empreendedora Social – Sociedade do Bem
16h30 – Termo da Sessão
Congresso X APRENDER NO ALENTEJO
04.04.2019

Susana Pedro, Professora, Pós-Graduada em Neuroeducação e Fundadora e Presidente da Sociedade de Bem, é oradora convidada do Congresso X APRENDER NO ALENTEJO, que terá lugar na Universidade de Évora a 16 e 17 de maio.


Reportagem Semanário Registo
04.02.2019
Programa de Promoção do Sucesso Escolar de Portel
25.01.2019
Os programas da Sociedade do Bem – Oficinas de Literacia Emocional e Social e Pequenos Corações Gigantes – integram o Programa de Promoção do Sucesso Escolar do Município de Portel.





Sociedade do Bem recebe Menção Honrosa de Confederação Portuguesa do Voluntariado
05.11.2018
A Sociedade do Bem foi ontem à Assembleia da República receber o reconhecimento da Confederação Portuguesa do Voluntariado – CPV.
O trabalho dos heartbuilders, que integram o projeto Pequenos Corações Gigantes, foi distinguido com uma Menção Honrosa, no âmbito do Prémio Português do Voluntariado de 2018.
Os heartbuilders são mentores voluntários, que levam às crianças e jovens a inspiração necessária para que eles corram atrás dos seus sonhos, vençam as adversidades ou se coloquem no lugar do outro.
A todos eles, o nosso muito obrigado.
– Pequenos gestos grandes alegrias – Henrique Sim-Sim
– Pela música – Manuel Guerra
– Vida e Arte – Felippa Lobato
– Todos diferentes, todos especiais – Silvino Neves Costa
– Os animais também sentem – Susana Cunha
– Esculpir Emoções – João Cutileiro
– Amigos para a vida – Susana Cunha e Luísa Silva
– Dá vida à tua vida! – Rita Barroso
– Quem vê caras, vê corações – Joaquim Carrapato
– Vê através dos meus olhos – Maria Inácia e Silvino Costa
– Hai shala? Hai sheli – Jéssica Tavares
– O que mora no meu coração – Antónia Martins



Cerimónia do 60º Aniversário da Fundação Bissaya Barreto
26.11.2018
O Prémio Nuno Viegas Nascimento, atribuído pela Fundação Bissaya Barreto, foi entregue na Cerimónia do 60º aniversário da Fundação, no Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Coimbra.
De acordo com o júri, presidido por Álvaro Laborinho Lúcio, o projeto “Pequenos Corações Gigantes”, da Sociedade do Bem, destacou-se pelo caráter inovador e inclusivo de grande impacto social e comunitário, facilmente replicável.
Prémio Nuno Viegas Nascimento 2018
30.10.2018

A Sociedade do Bem acaba de vencer o Prémio Nuno Viegas Nascimento 2018, da Fundação Bissaya Barreto. O Júri considerou a nossa atividade como inovadora e inclusiva e de grande impacto social e comunitário. Iremos receber o Prémio na cerimónia comemorativa do 60º aniversário da Fundação Bissaya Barreto, que será presidida pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida
29.09.2018
A convite da Fundação Eugénio de Almeida, a Sociedade do Bem participou no Dia Aberto, com algumas atividades dirigidas a crianças.
Oficinas da Sociedade do Bem
Ano letivo 2018/19
As Oficinas de Literacia Emocional e Social da Sociedade do Bem regressam às escolas neste ano letivo e trazem uma novidade: Oficinas dirigidas ao 2.º ciclo!
Para além do pré-escolar e do 1.º ciclo, também as crianças dos 5.º e 6.º ano terão oportunidade de aprender a identificar as emoções, a aprender a controlar os impulsos, a sentir empatia e a saber o que fazer perante situações de bullying.


Atividade de Enriquecimento Curricular
Nós e os outros
07.09.2018
Vem aí uma nova Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) da Sociedade do Bem: NÓS E OS OUTROS pretende reforçar os laços entre as crianças e o mundo que as rodeia, estimulando a compreensão de que elas têm um papel determinante na melhoria da sua vida e na dos outros.

I Congresso Internacional em Inteligência Emocional
07.09.2018

I Encontro de Educação Emocional e Social
20.06.2018
Férias Divertidas são em Reguengos de Monsaraz
13.06.2018
Pelo segundo ano consecutivo, a equipa da Sociedade do Bem irá desenvolver atividades que promovam a literacia emocional e social das crianças e jovens de Reguengos de Monsaraz.

FEIRA DO LIVRO LISBOA – 2018
03.06.2018





INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO PARLAMENTO EUROPEU
I Encontro para a Educação Emocional no Parlamento Europeu
Quando falamos em Inteligência Emocional falamos em saber compreender as emoções e os comportamentos, os nossos e os dos outros, aplicando esse conhecimento em todas as relações. As emoções têm um papel fundamental na forma como pensamos e nas decisões que tomamos. Quanto mais cedo as competências emocionais forem ensinadas às crianças, melhor serão as suas atitudes em relação a si e aos outros, mais cooperantes e assertivas serão, bem como maior será a sua predisposição para se conectarem com o mundo que as rodeia.
A partir do contributo dos oradores convidados, o I Encontro para a Educação Emocional no Parlamento Europeu, tem como objetivo promover o debate em torno da importância da integração do desenvolvimento de competências emocionais e sociais na educação.


Feira do Livro em Lisboa
03.06.2018
No próximo fim de semana Susana Pedro, fundadora da Sociedade do Bem, estará na Feira do Livro de Lisboa a contar a história “Que cores têm as tuas palavras?” aos mais pequenos.
Vai ser uma hora do conto muito animada e com muitas surpresas para todos!
Domingo, 3 de junho, às 17 horas no Espaço Editorial Presença
Manuscrito Editora

A caminho de Bruxelas
22.05.2018
Chegou, finalmente, a altura de vos revelar o nosso “projeto secreto”, em que temos trabalhado neste último ano: uma Agenda Europeia para a Inteligência Emocional.
Para a implementar, juntámos um conjunto de especialistas que vão participar no nosso primeiro encontro europeu, acolhido no Parlamento Europeu e com o apoio do Eurodeputado Carlos Zorrinho.

Apresentação do livro “Que cores têm as tuas palavras?” no Parque de Feiras e Mercados de Viana do Alentejo
19.05.2018
A convite do Município de Viana do Alentejo, num evento promovido pela Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, apresentámos o livro infantil”Que cores têm as tuas palavras?”, no Parque de Feiras e Mercados de Viana do Alentejo.







Entrevista à Fundação Eugénio de Almeida
07.05.2018
Qual o impacto da Sociedade do Bem, quais os resultados atingidos, como foram os primeiros passos e quais os planos para o futuro, foram os principais temas desta entrevista que a fundadora da Sociedade do Bem deu à Fundação Eugénio de Almeida.
“Certamente já ouviu falar da Sociedade do Bem e da sua mentora, a Susana Pedro, mas talvez não conheça o impacto social que a Susana e a sua equipa quer alcançar junto das nossas crianças e jovens! A Fundação Eugénio de Almeida convidou a Susana a responder a algumas perguntas para dar a conhecer à nossa comunidade este projeto verdadeiramente transformador!” Para ler a entrevista, clique na foto.
Apresentação de livro na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz
25.04.2018
Apresentação do livro “Que cores têm as tuas palavras?” na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz.









Imagens de Reguengos comvida
Global Teacher Prize Portugal
20.04.2018
Fomos visitados pela equipa do Global Teacher Prize, numa das nossas sessões da Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) Viagem ao Mundo das Emoções. Foi uma experiência incrível, especialmente para as crianças, poder partilhar algumas das atividades que desenvolvemos em sala de aula.
Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz
30.03.2018
No dia 25 de abril estaremos em Reguengos e Monsaraz, a apresentar o livro “Que cores têm as tuas palavras?”. Após a apresentação, Susana Pedro, autora do livro e fundadora da Sociedade do Bem, irá dinamizar uma sessão de autógrafos e de partilha com quem se juntar a esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Atividades da Sociedade do Bem na EB Galopim de Carvalho
12.01.2018
Participação no programa É a vida Alvim
20.12.2017

Clique para ver a 1.ª parte do vídeo
Clique para ver a 2.ª parte do vídeo
Atividades da Sociedade do Bem na Biblioteca Pública de Évora
12.12.2017
Participação no programa Alô Portugal – Sic Internacional
01.12.2017
No dia 1 de dezembro estivemos no programa Alô Portugal, com o José Figueiras, a conversar sobre o livro “Que cores têm as tuas palavras” e sobre a Sociedade do Bem!
Clique para assistir ao vídeo.

Lançamento de “Que cores têm as tuas palavras?”
25.11.2017
Um livro para falar de emoções que nasceu no Alentejo
25.11.2017
Um livro para falar de emoções que nasceu no Alentejo
25.11.2017

Chama-se Susana Pedro, é professora, vive em Évora com a família e fundou em 2015 a Sociedade do Bem, uma associação sem fins lucrativos que promove competências emocionais e sociais nas crianças em ambiente escolar.
Resultado dessa experiência com as escolas e as crianças, lançou neste mês um livro infantil, que tem como objetivo “levar os pequenos leitores a refletirem sobre vários aspetos da sua vida, entre os quais, as suas emoções”, como adianta a autora.
Alegria, tristeza, medo e amor fazem parte da vida de Li, a personagem da história do livro “Que cores têm as tuas palavras?”, ilustrado por Eunice Rosado, e publicado pela Editora Manuscrito (Presença).
Desenhado com o objetivo de apoiar os programas de desenvolvidos pela Sociedade do Bem com as crianças, em contexto escolar, o livro pode ser também ser explorado por pais ou cuidadores que, para além nas dicas que constam das últimas páginas do livro, podem ainda aceder a diversos recursos pedagógicos no site da Editorial Presença.
“Que cores têm as tuas palavras?” é apresentado pela autora amanhã, sábado, dia 25 de novembro, na FNAC de Évora, pelas 15 horas. Para além de uma sessão de autógrafos com a autora, o lançamento conta com a apresentação de Sara Rodi, autora de livros como “Massa Fresca” ou “Escola de Artes”.
Lançamento de “Que cores têm as tuas palavras?”
25.11.2017
Que cores têm as tuas palavras?
22.11.2017

Fátima Lopes recebeu Susana Pedro, fundadora da Sociedade do Bem, no programa “A tarde é sua”, da TVI, para conversar acerca do livro “Que cores têm as tuas palavras?” e acerca da missão da Sociedade do Bem.
Clique para assistir ao vídeo.
Que cores têm as tuas palavras?
06.11.2017

Chega este mês às livrarias o livro infantil “Que cores têm as tuas palavras?” da autoria de Susana Pedro, fundadora da Sociedade do Bem, com ilustrações de Eunice Rosado.
Partindo da história de Li, a personagem principal, o livro pretende incentivar as crianças a traduzirem por palavras aquilo que sentem: alegria, tristeza, medo, raiva, amor… São as palavras que fazem de nós quem somos.
“Que cores têm as tuas palavras?” chega às livrarias no próximo dia 15 de novembro e as receitas revertem a favor da Sociedade do Bem, associação sem fins lucrativos que se dedica a desenvolver programas de literacia emocional e social em contexto escolar.
A sua missão é promover a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças através do exemplo.
Ficha Técnica:
Título: Que cores têm as tua palavras? | Autora: Susana Pedro | Ilustradora: Eunice Rosado | Editora: Manuscrito – Grupo Editorial Presença | Lançamento: Novembro de 2017 | PVP: 11,90€
https://sociedadedobem.org/que-cores-tem-as-tuas-palavras/
Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) – Viagem ao Mundo das Emoções
14.09.2017
O ano letivo de 2017/18 será marcado por uma nova viagem. A Sociedade do Bem irá desenvolver, junto de cerca de 375 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, a AEC Viagem ao Mundo das Emoções.

Férias Divertidas
26.06.2017 – 28.07.2017

De 26 de junho a 28 de julho, a Sociedade do Bem dinamizou oficinas no campo de Férias Divertidas, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz (crianças dos 6 aos 12 anos).
Patrulhas do Bem
31.05.2017
Já demos início ao projeto-piloto PATRULHAS DO BEM, junto das crianças das salas do Jardim de Infância dos Canaviais. As crianças das Patrulhas têm uma única missão: ajudar a criar na escola um ambiente de PAZ em que todas possam fazer o que é para se fazer num recreio, ou seja… brincar, brincar e brincar!
Mais abraços, mais palavras amigas, mais apoio… Tudo para fazer do recreio um lugar espetacular!
Com o apoio da Junta de Freguesia de Canaviais
Famílias de Amor em Festa
20.05.2017
Vem aí… Famílias de Amor em Festa- 20 de maio
05.05.2017
Uma família é um conjunto de pessoas unidas pelo amor. Pessoas que partilham bons e maus momentos. É em ambiente familiar que aprendemos a conhecer o mundo, que conhecemos os primeiros valores e que somos introduzidos no processo de socialização. É em família que partilhamos momentos de afetividade e proximidade, sendo um espaço fundamental para que as crianças se desenvolvam de uma forma equilibrada e feliz.
O evento FAMÍLIAS DE AMOR EM FESTA tem como objetivo assinalar o Dia Internacional da Família, proporcionando momentos de convívio e descontração entre todos, através da realização de inúmeras atividades dirigidas às famílias, como teatro, pintura, música, olaria, jogos, zumba, espetáculos de música e teatro com turmas que integraram os programas de literacia emocional e social nos jardins de infância e escolas básicas do concelho, entre outras atividades.
A Sociedade do Bem e a Sociedade Recreativa e Dramática Eborense uniram-se na organização deste evento, que se realizará no sábado, dia 20 de maio, no espaço da Sociedade Recreativa e Dramática e Eborense (antiga Mocidade), em Évora, das 10:00 às 20:00 horas.
O programa conta também com ateliers desenvolvidos com os Heartbuilders da Sociedade do Bem, que dinamizarão atividades com as famílias, entre os quais se destacam o artista João Cutileiro, a atleta Rita Barroso, Luísa Silva do Cantinho dos Animais e Maria Inácia Campaniço, Psicóloga e residente na APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora.
Workshop: as crianças e o processo de divórcio parental
24.03.2017

No dia 26 de maio a Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde Rute Agulhas* irá dinamizar um workshop acerca da criança e do processo de divórcio parental, no salão multiusos da Cáritas. em Évora, das 14 às 17 horas.
Para garantir a sua participação neste workshop, organizado pela CPCJ de Évora e apoiado pela Câmara Municipal de Évora e pela Sociedade do Bem, é necessário inscrever-se através do email geral.cpcje@gmail.com até ao dia 19 de maio (limitado a 30 participantes).
* Especialidades avançadas de Psicoterapia e Psicologia da Justiça | Perita forense | Docente e investigadora no ISCTE-IUL.
ESTAS CRIANÇAS PRECISAM DA SUA BOA VONTADE
23.03.2017
Todas as crianças crescem mais depressa do que gostaríamos e a roupa serve-lhes por muito pouco tempo. Mas há uma utilidade e uma felicidade que podemos dar com as roupas que já não servem aos nossos filhos.
A pensar nisso, a Sociedade do Bem e a Associação para o Planeamento da Família (APF) uniram-se para promover uma recolha de fatos de treino e/ou ténis usados para crianças até aos 12 anos.
Porque as crianças crescem e a roupa não, ajudar não custa e faz tão bem ao coração!
O equipamento desportivo recolhido poderá ser entregue na APF de Évora, na Cercidiana de Évora, no Centro Infantil Palmo e Meio, na Escola Básica da Comenda, no JI/EB dos Canaviais e na Junta de Freguesia dos Canaviais.
Apresentação da Sociedade do Bem aos estudantes de Mestrado de Psicologia
22.03.2017

Organização: NEPUE – Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Évora
Chegou a Primavera!
20.03.2017

Peça os seus através do e-mail: projetosociedadedobem@gmail.com
Minha Escola – Minha Casa – O Meu Mundo
03.2017



Minha Escola – Minha Casa – O Meu Mundo
02/03/2017

Lançamento de Oficinas de Literacia Emocional nas Escolas
02/02/2017
Programa Hai Shala? Hai Sheli?
31/01/2017
A Carla e a Jéssica são as heartbuilders convidadas pela Sociedade do Bem a inspirar as crianças de 1.º e 2.º ano da EB de Reguengos de Monsaraz a crescerem sem preconceitos.
A curiosidade das crianças foi muita e a todas as perguntas a Carla e a Jéssica responderam com um sorriso:
– “É verdade que os ciganos são maus?”
– “Os ciganos não são maus. Há ciganos bons e maus como há em todo o lado pessoas boas e más. O que vocês devem fazer é chamar as crianças ciganas para brincar com vocês, serem todos amigos… porque tal como todas as crianças, elas só querem brincar e ser felizes.”
Obrigado Carla e Jéssica pela partilha, pela dança e pelos abraços.
Crianças para sempre
24/01/2017

Gostaríamos de vos convidar a estar presente na inauguração da Exposição “Crianças para Sempre”, de Joaquim Carrapato, Heartbuilder da Sociedade do Bem, que nos mostra um olhar sobre o Património e Emoções.
Os retratados são as 23 crianças da turma da Professora Maria do Rosário, da Escola Básica dos Canaviais, que não conseguem esconder o orgulho que sentem por serem figuras centrais nesta Exposição de Fotografia!
A inauguração da Exposição, que conta com o apoio da Junta de Freguesias dos Canaviais, será na próxima quarta-feira dia, dia 25 de janeiro, pelas 17:00 horas, na Escola Básica dos Canaviais.
Natal Saudável
13.12.2016
A nossa heartbuilder do programa “Dá vida à tua à tua vida”, as crianças da EB de S. Sebastião da Giesteira e os utentes do Centro Comunitário da aldeia estão a preparar um Natal Saudável!
Sociedade do Bem na TVI
12.12.2016
O nosso programa “Vê através dos meus olhos” mereceu a atenção da TVI. Com a ajuda da Maria Inácia e da APPACDM foi possível construir um programa de inclusão que levou o mundo da deficiência à escola.
Tudo para que o preconceito não faça parte da vida destas crianças.
“Quem vê caras vê corações” prepara exposição
25.11.2016

Foi uma manhã diferente, em que as crianças visitaram o magnífico Centro Histórico de Évora enquanto posaram para a máquina fotográfica do Joaquim Alberto Lourinho Carrapato.
Para o nosso heartbuilder, o desafio consistiu em captar as emoções que o Património desperta em nós. Às vezes alegria, às vezes nostalgia, tranquilidade… São tantas as emoções que podemos sentir!
Pátio de S. Miguel, Biblioteca Pública de Évora e Fórum Eugénio de Almeida foram alguns dos locais visitados pelas crianças do programa “Quem vê caras, vê corações”, entre sorrisos, abraços e uma dose-extra de boa disposição, neste dia tão especial.
Encontros Temáticos Mais Saber: Infância
23.11.2016
O Encontro Temático Mais Saber foi um momento de encontro e também de partilha sobre a intervenção de várias organizações na área da Infância, como a APF Alentejo, a APCE – Associação de Paralisia Cerebral de Évora, a Associação Chão dos Meninos e a CPCJ de Évora.
Também a Sociedade do Bem esteve representada, neste encontro promovido pela Fundação Eugénio de Almeida e aberto a toda a comunidade.
Somos Jovens quer unir dos 8 aos 80
18.11.2016

O 27.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança é o mote para a organização de uma festa intergeracional aberta à comunidade, que vai juntar filhos, pais e avós na centenária Dramática Eborense (antiga Mocidade), em Évora, a 19 de novembro, a partir das 22h00.
A iniciativa conta com um concerto dos Bossamorna, e tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para a adoção de estilos de vida saudáveis e contribuir para a redução de comportamentos de risco. De acordo com estudos recentes realizados sobre o consumo de álcool, tabaco e drogas (ECADT-CAD 2015), 71% dos adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos referem já ter consumido álcool em alguma fase da sua vida e verifica-se ainda o início deste consumo em idades cada vez mais precoces (antes dos 13 anos de idade).
A organização é de um conjunto de parceiros que inclui a Sociedade Recreativa e Dramática Eborense, a Sociedade do Bem e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora e tem o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto, que irá estar presente com atividades dirigidas a jovens.
Sessão de Yoga para todos
16.11.2016

Yoga para todos num magnífico dia de sol! Um momento de encontro entre miúdos e graúdos na aldeia de S. Sebastião da Giesteira, orientado pela Heartbuilder Rita Barroso, do programa “Dá vida à tua vida!”
Notícia no Tribuna Alentejo.
Yoga para todos
14.11.2016

O regresso da Duna
10.11.2016
A Duna é uma estrela! Por onde ela passa, espalha alegria! E foi alegria que ela levou ao grupo de crianças e jovens do programa “Amigos para a Vida”, do Lar dos Pinheiros, acompanhada pela Maria João, médica veterinária, e pela Luísa, do Cantinho dos Animais.
Nesta sessão aprendemos muitas coisas importantes sobre a linguagem dos cães e gatos e ainda houve oportunidade de ouvir os batimentos cardíacos da Duna.

Primeira sessão de Famílias de Amor: O lado B das Birras
10.11.2016
A Biblioteca do JI/EB dos Canaviais recebeu muitas Famílias de Amor, pais e mães que todos os dias tentam dar o seu melhor para orientar os seus filhos neste caminho novo que eles estão a descobrir: a vida.
FAMÍLIAS DE AMOR
A Sr.ª Coordenadora da Escola desafiou-nos, a Junta de Freguesia apoiou e a Sociedade do Bem criou o programa FAMÍLIAS DE AMOR. Para conversar connosco e refletir sobre temas que fazem parte do dia-a-dia de todos os pais e mães… convidámos o Psicólogo Bruno Serranito, que muito nos honra com a sua presença. Nos Canaviais, pois claro!
* Com o apoio da Junta de Freguesia dos Canaviais.

Programa “Quem vê caras vê corações”, com Heartbuilder Joaquim Carrapato
20.10.2016
Demos início ao programa “Quem vê caras vê corações”, que conta com o apoio da Junta de Freguesia dos Canaviais. O Heartbuilder convidado foi Joaquim Carrapato, ex-bancário de profissão e fotógrafo de paixão, que participou em inúmeras exposições de fotografia, individuais ou colectivas. “Um outro olhar” e “Intemporalidades” são algumas delas. As cidades e os sítios impõem-lhe um dever ético: sentir a sua beleza e pugnar pela sua defesa.
Sociedade do Bem no II Encontro de Jovens Empreendedores em Rede
20.10.2016

A iniciativa, organizada pela Fundação Eugénio de Almeida, pretende proporcionar relação, reflexão, partilha de conhecimentos e experiências, mas também motivar e inspirar pelo exemplo, juntando para tal empreendedores locais de sucesso e outros jovens que dão os primeiros passos no lançamento de negócios, com o intuito de vir a constituir uma rede de empreendedores.
Participaram nesta sessão Susana Pedro, da Sociedade do Bem, António Cuco, do Gin Sharish, José Miguel Mira, da Top Emotions e Delfina Marques, da Capote´s Emotion. O debate foi moderado por Pedro Grilo, um dos responsáveis pelo IGNITE Portugal em Évora.
Amigos para a vida: Programa na Casa de Acolhimento dos Jovens dos Pinheiros, em parceria com o Cantinho dos Animais
09.10.2016

Há amigos que são a para a vida. Aconteça o que acontecer, por mais voltas que a vida dê, por mais erros que possamos cometer, eles estão sempre lá para nós, com um olhar meiguinho que nos diz: “Calma, estou aqui ao teu lado. Vai correr tudo bem”. Na lista dos amigos para a vida estão os de 4 patas.
A Susana Cunha, presidente do Cantinho dos Animais | Évora esteve na semana passada na Casa de Acolhimento de Jovens dos Pinheiros a partilhar histórias, curiosidades e a tirar dúvidas.
E o interesse foi tão grande que os cães e gatos do Cantinho dos Animais acabaram por ganhar mais jovens voluntários para a sua causa, jovens com muita vontade de tornar o mundo que os rodeia um lugar melhor.
ÉVORA: PROJETO PIONEIRO NAS ESCOLAS DESMISTIFICA DEFICIÊNCIA
10.10.2016

Vê através dos meus olhos. É assim que se chama o programa de literacia emocional e social que está a ser implementado na Escola Básica de Reguengos de Monsaraz, em duas turmas de 3.º e 4.º ano pela Sociedade do Bem, associação sem fins lucrativos sediada em Évora.
O programa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz e é o ponto de partida para olhar para o mundo de uma perspetiva diferente, através da exploração da temática da inclusão com as crianças.
Dá vida à tua vida! Novo programa da Sociedade do Bem
06.10.2016

A Rita Barroso, atleta e heartbuilder do programa Dá vida à tua vida, foi à escola inspirar este grupo de crianças a manter um estilo de vida saudável. E não poderíamos ter terminado de melhor forma: com uma sessão de relaxamento. Fecha os olhos e abre o teu coração. Inspira. Conta até 3. Expira. Porque para aprender e para criar, é preciso saber relaxar! O programa conta com o apoio da União de Freguesias de S Sebastião da Giesteira e Boa-Fé.
JU
30.09.2016

A escolha não fácil, pois foram muitos os desenhos espetaculares que recebemos, mas após longas horas de debate,o júri elegeu o desenho do pequeno Afonso (8 anos), de Tondela, como o grande vencedor do concurso!
É que o Ju do Afonso é tímido, mas dá abraços a toda a gente
e apesar do seu ar triste, está quase sempre contente!
O Afonso irá receber em casa um boneco igual ao Ju que criou. Parabéns!
Programa QUEM VÊ CARAS VÊ CORAÇÕES
27.09.2016

Regressar um ano depois do nosso programa de desenvolvimento emocional e social na JI/EB dos Canaviais, com a turma da Professora Maria Lemos, foi como voltar a casa e em festa. É que professora preparou uma grande surpresa a estas crianças, que não sabiam que hoje ia ser dia de reencontro! ❤
Agradecemos particularmente à Junta de Freguesia dos Canaviais e ao seu presidente,Jonas Jose, que tem apoiado a implementação do projeto na Escola dos Canaviais desde a primeira hora!
Programas TODOS DIFERENTES, TODOS ESPECIAIS e VÊ ATRAVÉS DOS MEUS OLHOS na EB1 de reguengos de Monsaraz
23.09.2016
“O nosso coração é como um cofre que tem pequenos frascos com líquidos de cores diferentes lá dentro. De vez em quando o monstro das cores vai ao cofre, abre um frasquinho, despeja-o no coração e nós ficamo-nos a sentir dessa maneira: às vezes sentimos alegria, às vezes tristeza, às vezes medo…” Foi desta forma que uma das crianças da EB1 de Reguengos de Monsaraz explicou o que aprendera com a sessão que desenvolvemos com a sua turma, em que falámos sobre as emoções básicas.
Porque se há vezes em “o nosso coração tem um buraco” e outras em que “fica negro e pequenino”, nós ficámos de CORAÇÃO CHEIO com a amizade com que fomos recebidos por estas crianças e pelos seus professores.
* Programas apoiados pela Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.
Ação de formação “A Cultura Cigana”
22.09.2016
Foram dois dias a conhecer pessoas novas e histórias inspiradoras, partilhadas pela Alzinda Carmelo, pela Noel Gouveia e pela Anabela Carvalho, mediadoras culturais da AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas.
Programa DÁ VIDA À TUA VIDA na EB1 de S. Sebastião da Giesteira
21.09.2016

Esta foi uma semana cheia de novidades para as crianças do 3.º e 4.º ano da Escola Básica de S. Sebastião da Giesteira!
Com o apoio da União de Freguesias de S. Sebastião da Giesteira e Boa-Fé, a equipa da Sociedade do Bem deu início ao programa Dá vida à tua vida, com a Heartbuilder Rita Barroso, com as crianças da escola da aldeia. Na 1.ª sessão levamos muitas cores e, em troca, recebemos muito, muito amor. ❤
Sociedade do Bem na Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
7.09.2016
Setembro é o mês em que nos preparamos para nos despedir das férias, do merecido descanso e dos dias de sol e que damos as boas-vindas a uma nova etapa, que traz com ela agendas novinhas em folha e mochilas carregadinhas de expectativa, que sussurram ao ouvido das crianças e dos jovens:
“Este vai ser o ano da tua vida!”
Não, não é a passagem de ano, mas quem está de volta à escola [professores e auxiliares incluídos] sabe que este mês merece igual comemoração!
Também a Sociedade do Bem tem motivos para comemorar porque para além do início de mais um ano letivo bem preenchido com novos programas, setembro brindou-nos com um protocolo com a Sociedade Recreativa e Dramática Eborense (Antiga Mocidade) e a partir de agora podem encontrar-nos neste espaço!
Sociedade do Bem lança concurso de desenho
17.08.2016

http://www.tribunaalentejo.pt/tribuna/artigos/este-concurso-nao-e-para-todos
Sociedade do Bem na Feira de S. João
03.07.2016

De 23 de junho a 3 de julho o stand da Sociedade do Bem esteve aberto ao público, na Alameda Social na Feira de S. João, em Évora, com atividades dirigidas a crianças, jovens e adultos, graças a uma jovem equipa de voluntários que dinamizou o espaço.
Sociedade do Bem no programa “AGORA NÓS” na RTP
16.06.2016
Filmagens no Pré-Escolar
07.06.2016
No dia 7 de junho uma equipa de reportagem filmou uma atividade dinamizada pela Sociedade do Bem com duas salas do JI/EB1 Galopim de Carvalho, em Évora. A Sociedade do Bem é um dos projetos que integra este vídeo, promovido pela Fundação Eugénio de Almeida.
Sociedade do Bem no FAZ – IOP
04.06.2016
Foi uma honra e sentimos um orgulho enorme por pertencermos a este grupo de pessoas que, cheias de coragem e determinação, querem pôr em prática as ideias que sonharam para construir um mundo melhor. ❤ Sempre com o apoio da extraordinária equipa do IES – Social Entrepreneurship Institute
Apresentar a Sociedade do Bem ao mais alto dignitário da nação, foi o ponto alto desta nossa participação no FAZ – Ideias de Origem Portuguesa – 2016 na Fundação Calouste Gulbenkian

Sociedade do Bem no FAZ – IOP
01.06.2016
Já estamos na Gulbenkian, no Bootcamp em Empreendedorismo Social, com as equipas das Ideias de Origem Portuguesa de 2016! Vão ser três dias a conhecer projetos e pessoas fantásticas!

Inauguração de Exposição “Os animais também sentem”
01.06.2016

http://www.cm-evora.pt/pt/agendacultural/exposicoes/Paginas/Os-animais-Tamb%C3%A9m-Sentem-.aspx
Sociedade do Bem participa na Festa Alternativa Infantil com ESPAÇO EMOJI
28.05.2016
A Sociedade do Bem participou na Festa Alternativa Infantil, em Évora, um evento para toda a família, dedicado às crianças e ao seu desenvolvimento.
A equipa da Sociedade do Bem esteve na Festa Alternativa Infantil, com o🙂 ESPAÇO EMOJI 🙂 , um espaço dedicado à identificação de emoções através destes símbolos.
Pelo nosso espaço passaram crianças 8| [cool], crianças O:) [a portarem-se super-bem], crianças 😂 [a chorar de tanto rir] e houve até quem estivesse ❤ [apaixonado]… mas todas as crianças estavam a 😍 [AMAR] todas as novidades da Festa Alternativa Infantil!
Visita a APPACDM – Programa “Todos diferentes, todos especiais”
27.05.2016
A convite de Silvino Neves Costa, Presidente da APPACDM, as crianças da turma da Professora Titular Maria Joana Almeida, visitaram as instalações da APPACDM.
Durante a tarde, para além de reencontrarem a Maria Inácia, do programa “Todos diferentes, todos especiais”, conheceram novas pessoas, exploraram os equipamentos, jogaram, conversaram, brincaram, lancharam… Sem dúvida que foi uma tarde inesquecível para todas estas crianças e para aqueles que tão bem as acolheram!

Teaser “Por um bairro melhor”
24.05.2016
Notícia Educação e Inovação – Montepio Geral
23.05.2016
http://ei.montepio.pt/segundo-dia-do-portugal-economia-social-em-imagens/2/
Sociedade do Bem Finalista no Prémio Empreendedor Social
20.05.2016
A Sociedade do Bem foi um dos 10 projetos selecionados para o Prémio Empreendedor Social lançado pela Fundação AIP, pelo Montepio Geral e pelo IES-Social Business School, no âmbito do Encontro Nacional “Portugal Economia Social”.

Sociedade do Bem na FIL – Portugal Economia Social
19.05.2016
A convite da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Sociedade do Bem integrou o programa do Portugal Economia Social.

Vídeo promocional da Sociedade do Bem
CASES – Bolsa Es Jovem | Nos alive
Reportagem da Visão (2)
12.05.2016
A Visão veio à escola fazer uma reportagem acerca da Sociedade do Bem e dos seus programas, no âmbito do prémio Por um Bairro Melhor, que une a VISÃO, SIC Esperança e Comunidade EDP:
Começar a mudar o mundo no recreio da escola
As palavras de ordem ecoam pelos corredores da escola mas, assim que a chuva dá tréguas, todos se encaminham animadamente para o exterior. Gritam a plenos pulmões o nome da associação que conheceram no início deste ano letivo: “Sociedade do Bem!”. Ao mesmo tempo, levantam os braços com os punhos fechados como costumam ver nas manifestações que aparecem na televisão e empunham cartazes que acabaram de fazer com frases da sua autoria. “No recreio é preciso ter criatividade e com os amigos generosidade”, lê-se num deles. “Nesta escola damos beijinhos sempre que te sentires triste”, anuncia outro cartaz. Mensagens como estas demonstram que, apesar do ruído ensurdecedor, esta não é uma manifestação de pessoas zangadas. Neste caso, todos estão entusiasmados com a perspetiva de contribuírem para um recreio mais feliz e, acreditam todos, para um mundo melhor.
A manifestação assinala, também, o apoio da iniciativa Por Um Bairro Melhor, que une a VISÃO, SIC Esperança e Comunidade EDP ao projeto Pequenos Corações Gigantes, promovido pela Sociedade do Bem. Esta associação sem fins lucrativos tem como missão desenvolver competências emocionais junto de crianças do ensino básico. Empatia, altruísmo e otimismo são alguns dos princípios-chave do programa. “A falta de competências emocionais está, muitas vezes, na base de vários problemas que encontramos nas escolas, como a indisciplina, a agressividade, a desmotivação e o insucesso ou abandono escolar”, explica a fundadora da Sociedade do Bem, Susana Pedro, 38 anos. Prevenir é a palavra de ordem do projeto, daí terem optado por intervir, sobretudo, junto de crianças que frequentam o primeiro ciclo.
CORAÇÃO DE VOLUNTÁRIO
A Sociedade do Bem conta com um ano de atividade e já interveio em várias escolas de Évora. No início deste ano letivo começou a desenvolver o projeto Pequenos Corações Gigantes com três turmas da EB1/JI dos Canaviais, localizada na mesma cidade alentejana.
A ligação do projeto ao bairro dos Canaviais, onde a escola está inserida, faz-se em grande medida através dos heartbuilders (construtores de corações), ou seja, mentores voluntários, residentes na região, que visitam a escola e inspiram as crianças através do seu exemplo pessoal. Susana Pedro recorda dois casos: “Já fizemos um programa em torno do abandono de animais e convidámos a presidente de uma associação local de defesa dos direitos dos animais para estar presente, noutra ocasião também contámos com a participação do presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Évora para mostrarmos que cada um de nós tem características únicas e que a deficiência pode ser uma delas”.
Atualmente, uma das turmas de 3.º ano da EB1/JI dos Canaviais tem como mentor o escultor João Cutileiro, 78 anos, residente em Évora há várias décadas. O desafio é esculpirem emoções ao mesmo tempo que aprendem mais sobre elas.
Mas as atividades que contribuem para as crianças lidarem melhor com os seus sentimentos e com os dos outros são muito dinâmicas, como explicam os protagonistas: “É muito divertido porque fazemos muitas coisas diferentes uns com os outros”, conta Paula Aboim, 8 anos, da turma de 3.º ano responsável pela “manifestação do bem”. “Fizemos uma atividade em que calçávamos os sapatos de outra pessoa, depois contavam-nos a sua história e nós tínhamos de imaginar como seria se fossemos mesmo os donos daqueles sapatos”, recorda, entusiasmada, Catarina Matos, 8 anos, da mesma turma.
A diretora da Sociedade do Bem esclarece que todas as atividades são pensadas com a intenção de serem as crianças a refletirem acerca das suas preocupações e a chegarem às suas próprias conclusões. “Desenvolvemos experiências em que as crianças são os atores principais e isso toca-os muito porque cria empatia e já não se esquecem do que sentiram”, explica a antiga professora do ensino secundário.
APRENDER A FAZER AS PAZES
A palavra “empatia” foi uma das principais descobertas das três turmas com as quais a Sociedade do Bem tem vindo a desenvolver atividades na escola básica dos Canaviais. “Chamou-lhes muito a atenção por ser um termo novo e acabou por plantar uma semente”, constata, satisfeita, a professora do 3.º ano Maria do Rosário Pucarinho, 52 anos. Mas não é só a docente que nota alterações no comportamento de alguns alunos para melhor.
“Acho que agora é mais fácil fazermos as pazes porque somos mais rápidos a pedir desculpa”, acredita Rodrigo Pinheiro, 9 anos, outro dos manifestantes. A colega de turma Catarina Matos ajuda-o a completar a resposta: “É mais fácil pedirmos desculpa porque agora sabemos melhor o que a outra pessoa está a sentir”.
A manifestação programada pela Sociedade do Bem com os alunos teve como objetivo pô-los a pensar no ambiente ideal para o recreio da escola. Divididos em grupos, escolheram os princípios essenciais que devem ser respeitados nos intervalos e foi com base neles que criaram palavras de ordem e cartazes. Generosidade, amizade, carinho, confiança… Foram alguns dos valores destacados pelos alunos. Já com os cartazes prontos explicaram a outras turmas as suas ideias para um recreio mais feliz e convidaram-nas a participarem na manifestação. O desafio foi prontamente aceite e as palavras de ordem não tardaram a fazer-se ouvir na escola inteira e arredores – convém não subestimar o poder vocal das crianças…
Susana Pedro explica que é fundamental serem as crianças as escolherem o ambiente que querem ter no intervalo: “Quando as regras forem quebradas, será muito mais fácil responsabilizá-las porque foram elas que definiram as atitudes que queriam incentivar”.
CRIANÇAS QUE DÃO LIÇÕES
A fundadora da Sociedade do Bem não esconde a satisfação por ver o projeto evoluir, agora com o apoio da iniciativa Por Um Bairro Melhor. A diretora executiva da SIC Esperança, Patrícia Farinha, 33 anos, explica que o programa Pequenos Corações Gigantes será ajudado através da mobilização de voluntários e da angariação de material de escritório para as atividades desenvolvidas com as crianças. “A ideia é que continuem a intervir até ao final deste ano letivo nesta escola [EB1/JI dos Canaviais] e que no próximo passem para um bairro vizinho”, afirma Patrícia Farinha. Mas a ambição não fica por aqui: “A iniciativa Por Um Bairro Melhor tem como objetivo dar a conhecer boas práticas que possam ser disseminadas noutros bairros do país e este é um bom exemplo para isso”.
Susana Pedro não tem dúvidas quanto aos reflexos do projeto no bairro seja pelo passa-palavra das crianças que acabam por refletir sobre os problemas abordados também em casa, ensinando a literacia emocional às pessoas à sua volta, seja pela valorização da própria comunidade através dos mentores voluntários.
Atualmente, o programa dos Pequenos Corações Gigantes é dividido em doze sessões, uma vez por semana, o que equivale a um período letivo de três meses. A fundadora do projeto gostava que as atividades fossem mais prolongadas no tempo, mas também de fazer um projeto-piloto que englobasse todas as turmas de uma escola (nos Canaviais trabalham com três das nove turmas existentes) para avaliar melhor o impacto da iniciativa. Para isso, apela aos “padrinhos”.
“Como não pedimos dinheiro aos pais, porque a ideia é envolver a turma toda sem excluir ninguém, apelamos a padrinhos institucionais, públicos ou privados, que queiram patrocinar uma ou mais turmas. É desta forma que garantimos a sustentabilidade do projeto”, explica a fundadora da associação.
O entusiasmo dos jovens manifestantes teve de ser controlado com a ajuda de um megafone, mas os dois militares da GNR que assistiram ao protesto só intervieram com sorrisos condescendentes. Paula Aboim desafia os adultos a também fazerem uma manifestação pelo bem. E até já tem uma ideia para a próxima fase do projeto: “Devíamos fazer uma Sociedade do Bem para adultos em que seríamos nós a explicar-lhes as emoções”. Estarão os mais velhos à altura da lição?
Reportagem da Visão
11.05.2016
Uma manifestação das crianças pela Sociedade do Bem
Sociedade do Bem vence Prémio Por um Bairro Melhor
– SIC Esperança, Visão e Comunidade EDP
30.04.2016
Sociedade do Bem na I Feira de Intervenção Precoce Infantil de Évora
30.04.2016
As Equipas Locais de Intervenção Precoce ELI n.º 1 de Évora /Cercidiana e ELI n.º 2 de Évora/APCE promoveram, nos dias 29 e 30 de abril, I Feira de Intervenção Precoce na Infância, que teve lugar no Jardim Público e Palácio D. Manuel, em Évora.
A Feira, em que a Sociedade do Bem participou com uma atividade em permanência dirigida a crianças e adultos, “Encontro de Sorrisos”, teve como objetivo aproximar as crianças, famílias, atores sociais e outros parceiros, da temática da promoção do desenvolvimento e bem-estar infantil.

Reportagem da SIC acerca da Feira
Ideias de Origem Portuguesa no Público
18.04.2016
Sociedade do Bem – Newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian
18.04.2016
Concurso Ideias de Origem Portuguesa 2016 – Finalistas da 5ª edição já são conhecidos
Alentejo tem projeto Finalista no FAZ – Ideias de Origem Portuguesa
18.04.2016
A Sociedade de Bem, associação sem fins lucrativos sediada em Évora, é uma das 10 finalistas do concurso FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, concurso de ideias de empreendedorismo social promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e dirigido à diáspora portuguesa. O objetivo do concurso consiste em promover projetos nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social, Diálogo Cultural e Envelhecimento.
O projeto Sociedade do Bem é uma ideia inovadora que alia a implementação de programas de desenvolvimento emocional e social – Empatia, altruísmo e positividade nas crianças -, à interação com um”heartbuilder”, uma pessoa que tem uma intervenção positiva na sociedade e que inspira as crianças através do seu exemplo. Entre os “heartbuilders” ou mentores convidados, destacam-se nomes como Silvino Costa Neves, Presidente da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora ou João Cutileiro, escultor cuja obra é de reconhecido mérito a nível internacional.
Na declaração oficial na página do concurso, Pedro Oliveira, Presidente do Júri considera que “com um total de 53 candidaturas de grande qualidade, o júri teve dificuldade em escolher as 10 ideias de origem portuguesa a apurar para a final. Estes projetos empreendedores originados na diáspora que agora apresentamos demonstram o melhor da criatividade e solidariedade do povo Português: são ideias inspiradas e inspiradoras para um Portugal melhor.”
Para Susana Pedro, fundadora da associação, “ver a Sociedade do Bem entre os finalistas de um concurso como o FAZ-Ideias de Origem Portuguesa é um reconhecimento muito importante do trabalho que temos vindo a desenvolver e esta projeção irá, certamente, facilitar o processo de replicação deste projeto a nível nacional”.
Desde projetos que visam prestar cuidados pós-parto ao domicílio, implantar árvores em jardins e espaços públicos que disponibilizam wi-fi ou salvaguardar a cultura da arquitetura em terra, são várias as ideias que disputam agora os 3 primeiros lugares, cujo prémio, no valor de 50 mil euros, é destinado ao financiamento dos projetos.
Os vencedores serão conhecidos a 10 de junho numa cerimónia que conta com a presença do Presidente da República.
Conheça os 10 finalistas:http://2016.ideiasdeorigemportuguesa.org/ideias/finalistas
Sociedade do Bem – um dos 10 projetos finalistas do FAZ – Ideias de Origem Portuguesa
15.04.2016
A Sociedade do Bem é uma das grandes finalistas do Ideias de Origem Portuguesa, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Início do intercâmbio com projeto “Crescer a sentir”
11.04.2016
Esta foi uma semana de grandes emoções, em que recebemos a visita da Carla e da Rita do projeto Crescer a Sentir.
Mas não vieram sozinhas: trouxeram uma cesta cheia de ideias, energia e músicas do coração que partilharam não só com a equipa da Sociedade do Bem, como também com as crianças de uma das nossas turmas!

Início do programa “Esculpir Emoções”
08.04.2016
João Cutileiro juntou-se à Sociedade do Bem como heartbuilder. O escultor já começou a desenvolver com as crianças o programa “Esculpir emoções”.
A primeira sessão deixou-nos a todos encantados com a curiosidade e o entusiasmo das crianças em torno de alguém que foi capaz de ser aquilo que sonhou na infância. É que o nosso heartbuilder fez a sua primeira escultura aos 8 anos e nunca mais parou!

Reportagem da TVI – Programa “Os animais também sentem”
05.04.2016
Sociedade do Bem na Futurália
Oferta formativa, Formação e Empregabilidade
19.03.2016

A convite do Portugal Inovação Social, a fundadora da Sociedade do Bem, Susana Pedro, estave na FUTURÁLIA a apresentar o projeto Sociedade do Bem, no Espaço Plateau.
O painel visa promover e sensibilizar para o tema da inovação social na educação e formação, dando a conhecer alguns casos de sucesso.
Sociedade do Bem na TVI
06.03.2016
Sociedade do Bem parceira na Campanha de Recolha “Trocamos gestos por sorrisos”.

Sociedade do Bem na TVI
03.03.2016

A equipa da TVI veio conhecer melhor as atividades da Sociedade do Bem no âmbito do programa que estamos a desenvolver com a heartbuilder Susana Cunha, que se dedica, de forma altruísta, à causa animal.
Associações Alentejanas levam animais à Escola
(Sociedade do Bem e Cantinho dos Animais)
23.02.2016

Com o objetivo de desenvolver competências emocionais e sociais nas crianças, a Sociedade do Bem e o Cantinho dos Animais juntaram-se e implementaram o programa “Os Animais também sentem” junto dos alunos de uma turma de 1.º e 2.º ano do Jardim de Infância/Escola Básica dos Canaviais.
Clique para ler notícia completa – Tribuna Alentejo
Sociedade do Bem assinala Dia Escolar da Não-Violência e da Paz
30.01.2016
No âmbito das comemorações do Dia Escolar da Não-Violência e da Paz e inserido na Festa de S. João Bosco, a equipa da Sociedade do Bem desenvolveu uma atividade com as crianças da Educação Pré-Escolar dos Salesianos de Évora – Colégio, subordinada ao tema “A Paz começa em ti”.

Clique para assistir ao vídeo da montagem da instalação final
Início do Programa “Todos diferentes, todos especiais”
13.01.2016

Silvino Neves Costa , Presidente da APPACDM de Évora, é o heartbuilder do programa “Todos diferentes, todos especiais”, que nos encontramos a desenvolver com crianças de uma turma de 1.º ano, da EB do Rossio.
Este programa resulta de uma parceria com a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora.
Dia Internacional do Obrigado
11.01.2016

No dia 11 de janeiro foi dia de agradecer, já que se assinalou o Dia Internacional do Obrigado. A Sociedade do Bem, com o apoio do Tribuna Alentejo, foi para as ruas de Évora agradecer aos eborenses e lembrá-los como é importante agradecermos a todos os que nos rodeiam e que fazem as nossas vidas mais felizes.
Clique para ver o álbum de fotos
Início do Programa “Arte e Vida”
11.01.2015
A Sociedade do Bem iniciou um novo programa “Empatia, altruísmo e positividade através do exemplo”, com uma nova turma de 1° ano, da EB Rossio, desta vez com a heartbuilder Felippa Lobato, pintora, escultora e designer, que implementa o programa “Arte e Vida”.
Este programa resulta de uma parceria com a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora.

Início do Programa “Os Animais também sentem”
04.01.2016
13.12.2015
Entrega das Bolsas ES Jovem Nos Alive
25.11.2015

Entrega de prémio na Sede da CASES, em Lisboa.
Na foto, da esquerda para a direita: Joana Fialho, Susana Pedro, Lucélia Rosado, Carla Pinto (CASES), Ana Martins e Luís Carapinha.
Clique para ler a reportagem completa
Sociedade do Bem e Tondela + 10 – Diário de Coimbra
22.10.2015
A convite da empreendedora Francisca Elias, a fundadora da Sociedade do Bem, Susana Pedro, participou nas Jornada Técnicas do Tondela +10.
Sociedade do Bem vencedora de Bolsa EsJovem | Nós Alive 2015
09.10.2015
Sociedade do Bem inicia projeto em parceria com CPCJE
10.09.2015
Clique para ler a entrevista no Diário do Alentejo
28.06.2015
Sociedade do Bem em palestra em Santo André
20.06.2015

A fundadora do projeto esteve em Santo André, na Escola Secundária Padre António Macedo, a apresentar a Sociedade do Bem no âmbito do ciclo de palestras “Educação Nova”, promovido pelo projeto Bobobo – Playgroup Internacional do Litoral Alentejano.
Sociedade do Bem nos 10 finalistas do concurso de ideias inovadoras
16.06.2015
O IES – Social Business School em parceria com a Deloitte – Pact Fund lançou um concurso de ideias inovadoras nas áreas da educação, formação de competências, cidadania e empregabilidade, em que a Sociedade do Bem foi selecionada.
– Ler a reportagem completa aqui.
– Ler a notícia completa aqui.
Início do Programa: Pequenos Gestos, Grandes Alegrias”
11.04.2015

A Sociedade do Bem dá início ao seu projeto-piloto, numa turma de 2.º ano do JI/EB Galopim de Carvalho, em Évora, e convida para heartbuilder Henrique Sim-Sim, coordenador do Banco de Voluntariado da Fundação Eugénio de Almeida. O tema do programa escolhido foi: “Pequenos gestos, grandes alegrias“.