O Projeto

Os programas da Sociedade do Bem integram um projeto pioneiro, assente numa metodologia única que permite desenvolver a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças através do exemplo.


Somos uma equipa de psicólogos, de sociólogos, de professores de diversas áreas de ensino, de especialistas na área da comunicação e fazemos parte da Sociedade do Bem, um conceito que criámos após termos identificado um problema de iliteracia emocional nas crianças.

Se nós não aprendermos desde cedo a reconhecer as nossas emoções, dificilmente conseguiremos reconhecer as emoções dos outros, a colocarmo-nos no lugar dos outros, a ver de diferentes perspetivas, a refletir e a agir… E estas questões estão na base de preconceitos, de comportamentos agressivos, de insucesso ou abandono escolar.

A Sociedade do Bem apresenta um programa preventivo de desenvolvimento emocional e social, Pequenos Corações Gigantes, cujo objetivo é promover a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças através do exemplo. Este projeto assenta em dois pilares: num instrutor, um especialista na área da educação, e num heartbuilder. O heartbuilder é um mentor voluntário, alguém que intervém de uma forma positiva na sociedade e que tem vontade de inspirar as crianças.

Da enfermeira-parteira que vai gratuitamente a casa das recém-mamãs para ensinar a cuidar do mais recente membro da família, à funcionária do banco que é defensora da causa animal, passando pelo professor reformado que é voluntário numa associação de pais e amigos de pessoas com deficiência, todos poderão dar o seu contributo neste projeto que envolve família, escola e comunidade.

Para além deste projeto, implementamos ainda as Oficinas de Literacia Emocional e Social, ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo (conjunto de 4 sessões que visam promover o desenvolvimento da autoconsciência emocional, autocontrolo, consciência social e competências relacionais).

Queremos que este projeto passe a fazer parte do DNA de todas as escolas porque acreditamos que com crianças melhores o país ganha mais razões para acreditar no futuro.

***

Clique para conhecer a equipa

Sociedade do Bem © Todos os direitos reservados

Anúncios