Programas

Pequenos Corações Gigantes

Vamos aprender a imaginar o que os outros estão a sentir!

O ponto de partida são as crianças e as suas emoções numa viagem que as leva ao encontro dos outros:  a compreenderem melhor as suas atitudes, a valorizar mais a escola, a relacionarem-se melhor com os colegas e a compreenderem que um pequeno gesto pode mudar o mundo.

Para nos apoiar na missão de desenvolver a empatia, o altruísmo e a positividade nas escolas, levamos connosco os nossos heartbuilders, verdadeiros construtores de corações, que inspiram todos à sua volta através do seu exemplo! Um programa que envolve a família, a escola e a comunidade, num conjunto de 12 sessões, para crianças dos 6 aos 10 anos (1.º ciclo).

Oficinas de Educação Emocional

Amizade, preocupação, raiva, gratidão… as oficinas são uma emoção!

“Sinto vontade de chorar mas não sei porquê…”; “O João ficou zangado mas eu não quero saber.”; “Nunca ninguém quer brincar comigo.”

Há tantas emoções, mas… como se chamam elas? O que acontece quando tomam conta do nosso corpo? Para que servem? As oficinas são espaços para pôr as mãos à obra e aprender tudo isto e muito mais de uma forma divertida! 4 sessões adaptadas desde o pré-escolar ao 2.º ciclo.

Oficinas – Famílias de Amor

E se pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos… aprendessem em conjunto?

Agora já podem! Aprender a manter a calma quando estão muitos zangados ou a manter o pensamento positivo quando tudo parece dar errado… é mais fácil quando estamos rodeados pela nossa família.

As oficinas são desenvolvidas em escolas, em bibliotecas e noutras instituições, em torno dos seguintes temas: O que estou a sentir?; O que nos passa pela cabeça!; Coloca-te no meu lugar.

Sessões temáticas dirigidas à comunidade educativa

Envolvemos a família, a escola e a comunidade

Qual é a melhor forma de lidar com as birras das crianças? Como podemos criar crianças mais gentis? Como podemos educar à luz da Disciplina Positiva? O que podemos fazer para contribuir para a criação de uma “Escola Diferente”?

Estas são algumas das temáticas propostas pelos agrupamentos de escola e municípios.

Atividades de Enriquecimento Curricular

Em 2017 demos início a uma viagem. Foi uma Viagem ao Mundo das Emoções, que nos levou até às salas de aula das turmas de 1.º ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de complementar o apoio às famílias.

Através de jogos colaborativos e de brincadeiras ao ar-livre, aprende-se a ver de diferentes perspetivas, a resolver conflitos e a tomar decisões responsáveis!

Apresentação de livros infantis 

Em 2017 lançámos Que cores têm as tuas palavras?, (texto de Susana Pedro e ilustração de Eunice Rosado). Mais do que um livro infantil, este é um ponto de partida para explorar com as crianças o que sentem, em que situações sentem e o que fazem para gerir o que estão a sentir. Tudo isso, pela mão da pequena Li.

Há por aí alguém igual a mim? (texto de Susana Pedro e ilustração de Célia Fernandes), é o nosso segundo livro infantil. Este livro-jogo conta a história da Mimi, que queria ser igual a todas as outras crianças, mas que descobriu que é ser única que a torna tão especial.

10 histórias para ensinar às crianças o que são as emoções (texto de Susana Pedro, ilustração de Pedro Benvindo e prefácio de Mário Cordeiro) foi lançado em 2020, com o objetivo de apoiar as crianças, mas também os seus pais, a lidar da melhor forma com as suas emoções.

Sociedade do Bem © Todos os direitos reservados

%d bloggers like this: