Temas

Para além das atividades planificadas com o objetivo de desenvolver competências emocionais e sociais, que são comuns a todos os programas, cada programa centra-se num tema que é proposto pelo/a mentor/a ou heartbuilder e planificado em conjunto com o/a instrutor/a, um/a especialista na área da educação.

Cada programa torna-se, desta forma, único e irrepetível:


Maria Inácia precisa de uma cadeira de rodas para se deslocar, mas nunca se limitou a ela para chegar mais longe. Lutadora e apaixonada pela vida e pelas pessoas, quis mostrar às crianças que as maiores limitações são as que vivem que nossa cabeça e que nada é impossível quando queremos muito uma coisa. 

Programa desenvolvido na EB de Reguengos de Monsaraz, 4.º ano, turma da Professora Helena, com o apoio da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.


João Cutileiro, artista conhecido internacionalmente, quis inspirar as crianças a seguirem os seus próprios sonhos, ele que nunca desistiu do seu sonho de ser escultor desde que aos 8 anos criou a sua primeira escultura. As crianças tiveram ainda oportunidade de participar na sua primeira exposição coletiva, “Aprendizes de Cutileiro”.

Programa desenvolvido na EB dos Canaviais, 2.º e 3.º ano, turma da Professora Irene, com o apoio da junta de Freguesia dos Canaviais.

13178061_588849921291239_5796638301920260645_n

(clique na imagem para ver mais fotos)

Neste programa, desenvolvido com o heartbuilder Manuel Guerra, pretendeu-se criar uma música com base nas emoções das crianças na escola. Como se sentem? O que as faz ficar zangadas? Em que circunstâncias se sentem felizes? Com base nessas emoções, criou-se uma letra que se adaptou a uma música que todas as crianças conheciam. O objetivo foi apresentar a música à comunidade escolar na Festa de Natal da Escola o que deixou todas as crianças muito orgulhosas do resultado final!

Programa desenvolvido na EB dos Canaviais, 3.º ano, turma da Professora Rosário, com o apoio da Junta de Freguesia dos Canaviais.

Vídeo de Ensaio
(clique para ver mais fotos)

Felippa Lobato, a heartbuilder do programa Arte e Vida, quis mostrar às crianças como as duas são indissociáveis. A começar pela escrita das primeiras letras, a própria caligrafia… As crianças tiveram oportunidade de explorar a sua própria criatividade, através de trabalhos individuais ou coletivos que lhes permitiram dar conta da presença da arte por toda a parte!

Programa desenvolvido na EB do Rossio, 1.º ano, turma da Professora Guilhermina, com o apoio da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

3.jpg

(clique na imagem para ver mais fotos)

Silvino Neves Costa, heartbuilder da Sociedade do Bem e presidente da APPACDM de Évora pretendeu, ao longo do programa, criar oportunidade para as crianças penetrarem nas experiências dos outros de uma forma dinâmica, quer através do contacto direto com pessoas com deficiência, quer através do recurso a estratégias que as levassem a sentir de forma análoga a elas. Ao colocarem-se no lugar dos outros, as crianças desconstroem estereótipos e preconceitos e compreendem que a deficiência deve ser encarada como mais uma característica, no meio de tantas outras. 

Programa desenvolvido na EB do Rossio, 1.º ano, turma da Professora Joana, com o apoio da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e na EB de Reguengos de Monsaraz, na turma do Professor António, com o apoio da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz.

6

(clique na imagem para ver mais fotos)

Para Susana Cunha, Presidente do Cantinho dos Animais e heartbuilder do programa “Os animais também sentem”, foi essencial promover o contacto entre as crianças e os animais da instituição. Desta forma, foi através da Duna que sensibilizaram as crianças para o abandono animal e o que devem fazer para o evitar, bem como despertar sentimentos de empatia e compaixão pelos animais (domésticos e não só) de forma a prevenir a crueldade e maus tratos. 

Programa desenvolvido no JI/EB dos Canaviais, 1.º e 2.º ano, turma da Professora Paula, com o apoio da Junta de Freguesia dos Canaviais.

4

(clique na imagem para ver mais fotos)

A cargo do heartbuilder Henrique Sim-Sim, o principal objetivo deste programa consistiu em mostrar às crianças que podemos tornar a vida dos que nos rodeiam um pouco mais feliz, através de pequenos gestos. Ao longo das sessões em que o heartbuilder participou, as crianças pensaram em alguém que quisessem fazer feliz e prepararam um postal-surpresa, que foi enviado por correio: ao tio hospitalizado, à avó que mora no lar, aos amigos que estão num outro país… No final foram surpreendidos com os postais que receberam de volta!

Programa desenvolvido no JI/EB Galopim de Carvalho, 2.º ano, turma da Professora Cesária – projeto piloto.

1

(clique na imagem para ver mais fotos)