Projetos em curso

APRENDER A INCLUIR

A Sociedade do Bem, associação sem fins lucrativos sediada em Évora, dinamiza o projeto “Aprender a incluir”, junto de mais de 200 crianças a frequentar o Ensino Básico das escolas do Alentejo Central.

O projeto “Aprender a Incluir” é um projeto colaborativo que consiste na conceção, edição e apresentação de um manual infanto-juvenil que apoia, de uma forma lúdica e dinâmica, as crianças e jovens do Alentejo Central a desenvolver a inteligência emocional e social.

O projeto “Aprender a incluir” é desenvolvido no âmbito do Projeto Intermunicipal de Inclusão pela Cultura – promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e cofinanciado pelo Alentejo 2020 – e encontra-se em fase de implementação em escolas dos concelhos de Borba, Estremoz, Portel, Redondo, Reguengos e Viana do Alentejo, em parceria com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens e com a Rede de Bibliotecas Escolares.

PEQUENOS CORAÇÕES GIGANTES

A iniciativa “Pequenos Corações Gigantes” é um programa de desenvolvimento emocional e social orientado por Heartbuilders (pessoas que têm uma intervenção positiva na sociedade e querem partilhar a sua experiência de vida e inspirar os jovens a seguirem o seu exemplo).

Estes heartbuilders levam à sala de aula a inspiração necessária para que as crianças e os jovens possam correr atrás dos seus sonhos, vençam as adversidades ou compreendam o outro.

O programa é desenvolvido no âmbito do programa Parcerias para o Impacto, da iniciativa Portugal Inovação Social, em 4 concelhos do Alentejo Central: Mourão, Portel, Vendas Novas e Viana do Alentejo.